O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por um procedimento cirúrgico neste domingo (14/9) para a remoção de oito lesões de pele, no hospital DF Star, em Brasília. O boletim médico informou que as amostras removidas serão analisadas em laboratório e os resultados devem ser divulgados em breve.
Detalhes do procedimento cirúrgico
Bolsonaro chegou ao hospital por volta das 8h, onde foi submetido a exames e à intervenção. As lesões estavam localizadas no tronco e no membro superior direito e a cirurgia foi realizada sob anestesia local e sedação. O ex-presidente deixou a unidade hospitalar por volta das 14h e retornou para sua prisão domiciliar.
O comunicado médico destaca que “o procedimento cirúrgico foi realizado sob anestesia local e sedação e transcorreu sem intercorrências”. Esta foi a primeira vez que o ex-presidente deixou a prisão domiciliar desde que foi condenado por tentativa de golpe de Estado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A autorização para o tratamento foi dada pelo ministro Alexandre de Moraes.
Novas preocupações de saúde
A equipe médica também diagnosticou Bolsonaro com anemia e exames de imagem revelaram sinais de pneumonia residual, resultado de uma broncoaspiração. O ex-presidente recebeu alta e agora deverá seguir o tratamento em casa, que inclui cuidados para refluxo e hipertensão.
Deslocamento ao hospital
Bolsonaro saiu de sua residência no Jardim Botânico acompanhado por dois filhos: Carlos, vereador no Rio de Janeiro, e Jair Renan, vereador em Balneário Camboriú. O deslocamento foi segurança reforçada com um comboio de sete carros e seis motos. Carlos Bolsonaro afirmou que alguns dos agentes que acompanhavam o ex-presidente estavam armados com fuzis.
Ao chegar ao hospital, Bolsonaro utilizou a entrada principal, onde apoiadores se concentraram para registrar o momento em fotos e vídeos. O ex-presidente não demonstrou reação às manifestações, enquanto o policiamento se mantinha na entrada da unidade.
Reações após o procedimento
Após a cirurgia, o chefe da equipe médica, cirurgião Cláudio Birolin, comentou que Bolsonaro estava “se alimentando mal” e que seu estado de saúde estava “fragilizado”. Enquanto isso, apoiadores fora do hospital gritavam seu nome e cantavam o hino nacional. Em seguida, ele seguiu para sua casa.
A situação de saúde do ex-presidente tem preocupado seus apoiadores, e muitos acompanharam atentamente cada etapa de sua recuperação. Os próximos dias devem trazer mais novidades sobre sua condição, especialmente após os resultados dos exames das lesões de pele.
A expectativa agora é que Bolsonaro mantenha um acompanhamento rigoroso de sua saúde, especialmente considerando o diagnóstico de anemia e a recente pneumonia. O ex-presidente, que já enfrentou complicações de saúde anteriormente, tenta retomar sua vida normal enquanto se adapta às novas circunstâncias.
As atualizações da saúde de Jair Bolsonaro serão monitoradas de perto, e a expectativa é que o ex-presidente siga o tratamento recomendado pelos médicos, visando uma recuperação completa.