Representantes de Teresina e Timon se reuniram nesta segunda-feira (8) para discutir a implementação de uma plataforma de dados com o objetivo de apoiar o planejamento urbano integrado. A iniciativa é parte do Projeto CITinova II, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), financiado pelo Fundo Global do Meio Ambiente.
Integração de dados entre cidades
O foco da reunião foi criar um sistema que permita compartilhar informações sobre mudanças climáticas, biodiversidade, mobilidade e outros aspectos de interesse comum, possibilitando ações conjuntas mais ágeis. Segundo Carlos Giovanni, diretor de Projetos e Inovação da Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater), será avaliada a viabilidade de investimentos em um sistema integrado de dados ou a padronização de dados abertos em cada município.
Giovanni destacou a importância de um estudo detalhado para embasar a decisão, considerando impactos e recursos necessários. “Faremos uma análise para definir o melhor caminho, seja investir em um sistema unificado ou manter plataformas separadas, mas com dados compatíveis”, afirmou.
Proposta de colaboração e sustentabilidade
Luciene Cardoso, coordenadora técnica do Projeto CITinova II na região, reforçou a necessidade do trabalho conjunto. “Não há como pensar o planejamento urbano de forma isolada, especialmente em regiões tão interligadas”, ressaltou. Ela destacou que a sustentabilidade do sistema depende de uma articulação eficiente entre os municípios.
Decisões estratégicas
O secretário de Planejamento Urbano e Regularização Fundiária de Timon, Lucas Soares, explicou que a escolha entre uma plataforma nacional ou local será decisiva para direcionar investimentos do projeto. “Queremos garantir a integração entre Teresina e Timon, e essa decisão será fundamental para orientar ações futuras”, afirmou.
Próximos passos
No encerramento, ficou encaminhado que a coordenadora técnica do projeto irá avaliar a proposição de uma estrutura legal e técnica para padronizar os dados, atendendo às necessidades dos municípios. A expectativa é que a integração de dados possa contribuir para um planejamento urbano mais eficiente e colaborativo na região.