Brasil, 30 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Governadores do Nordeste se reúnem com Lula para discutir tarifas dos EUA

Líderes nordestinos articula ações emergenciais para proteger setores estratégicos diante do tarifaço americano

Os governadores do Consórcio Nordeste se reunirão com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília para discutir as implicações do tarifaço anunciado pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras. A reunião busca alinhar as ações do governo federal para proteger as cadeias produtivas da região, afetadas pelo aumento de tarifas.

Alinhamento com o governo federal contra o tarifaço

Segundo o consórcio, as tarifas norte-americanas, que impõem uma taxa de 50% sobre todas as exportações brasileiras, afetam setores estratégicos do Nordeste, como fruticultura, apicultura, têxtil, calçadista, metalmecânico e indústria automotiva. Os encontros estão agendados para terça-feira (5) e quarta-feira (6), após o prazo dado pelos EUA na última sexta-feira (1º) para implementação da medida.

Medidas emergenciais e estratégias de proteção

As lideranças nordestinas informaram que iniciaram uma articulação “emergencial” com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEXBrasil) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O objetivo é proteger os setores produtivos regionais e evitar prejuízos à economia e ao emprego nos estados.

De acordo com Rafael Fonteles, presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, “o Nordeste não assistirá passivamente ao impacto dessas medidas. Estamos somando forças com a APEXBrasil e o MDIC para garantir a proteção dos nossos empregos, das nossas empresas e da nossa capacidade produtiva”.

Mapeamento de impactos e novas rotas de exportação

A articulação busca realizar um mapeamento técnico do impacto das tarifas por estado e setor, estimando perdas econômicas e identificando as empresas e produtos mais atingidos. A proposta é diversificar mercados, reforçar a capilaridade das exportações e estabelecer novas rotas internacionais para os produtos nordestinos.

Agenda de discussões e próximos passos

Na terça-feira, os governadores participarão do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), para debater o impacto das tarifas com o presidente Lula. Na tarde do mesmo dia, será realizada a Assembleia Geral do Consórcio Nordeste. Na quarta-feira, haverá uma reunião no Palácio do Planalto com Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

“Defender a economia do Nordeste é defender o Brasil. E é com esse espírito que estamos somando forças”, afirmou Rafael Fonteles.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes