Na segunda-feira (29), David Letterman publicou um vídeo em seu canal no YouTube em que faz duras críticas à CBS, pouco dias após a emissora anunciar a cancelamento de The Late Show com Stephen Colbert, programa que ele ajudou a consolidar há mais de três décadas. No vídeo, Letterman afirma que “Você não consegue escrever CBS sem BS”, numa provocação direta à rede que o abrigou durante anos.
O contexto do fim de uma era na TV americana
A CBS revelou que encerrará oficialmente o programa de Colbert em maio de 2026, alegando razões financeiras diante de um cenário difícil para a programação noturna. Apesar disso, críticos e fãs veem em behind the scenes um motivo político para a decisão, especialmente por Colbert ser um crítico frequente de Donald Trump.
“Não é coincidência que o programa seja cancelado logo após o apresentador criticar a fusão da Paramount com a Skydance Media e um acordo de milhões com Trump”, analisou um especialista em mídia, apontando possíveis interesses políticos por trás do encerramento.
Reações de figuras famosas da comédia e televisão
Jimmy Kimmel, por exemplo, usou as redes sociais para expressar sua solidariedade a Colbert, mas não poupou críticas à CBS. Em stories no Instagram, ele escreveu: “F**a-se vocês e todos os seus Sheldons na CBS”, uma referência às críticas internas à direção da emissora. Outros nomes, como John Oliver, Jimmy Fallon, Seth Meyers, além de Jon Stewart e Andy Cohen, manifestaram tristeza e apoio ao apresentador, considerando o fim do programa uma perda significativa para a televisão de humor.
O legado e o impacto do anúncio
Letterman, que também foi um ícone do humor na TV americana e que recentemente havia externado arrependimento por suas próprias entrevistas com Trump, afirmou que “se a CBS não se importa mais com o que o público quer, então é melhor que eles fechem as portas”. O vídeo, intitulado “CBS: The Tiffany Network”, ficou disponível no canal do ex-apresentador e reforça o clima de guerra de palavras contra a emissora.
A discussão sobre o fim do programa de Colbert e a postura da CBS encontra eco em debates mais amplos sobre influências políticas na mídia e a waning da era dos talk shows tradicionais nos Estados Unidos. Enquanto isso, fãs e críticos acompanham atentos o que será o próximo capítulo na televisão noturna americana.
Para assistir ao vídeo completo de Letterman, acesse este link.