Brasil, 9 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Brasil registra recorde de turistas estrangeiros no primeiro semestre de 2025

Mais de 5 milhões de turistas estrangeiros visitaram o país no primeiro semestre, resultado histórico impulsionado por ações estratégicas e de segurança

O Brasil conquistou um recorde histórico no turismo internacional ao receber mais de 5 milhões de turistas estrangeiros no primeiro semestre de 2025. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o número representa um crescimento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado, que já havia sido um ano de recorde.

Grandes avanços e políticas de promoção do Brasil

De acordo com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, estamos vivendo um momento extraordinário para o turismo no país. Em entrevista ao programa do Noblat, Freixo destacou que o crescimento não é apenas uma realização estatística, mas uma geração significativa de emprego e renda. Ele afirmou que o turismo funciona como um “fator gerador de primeiro emprego”, potencializando a economia brasileira.

Freixo revelou que, ao assumir a presidência da Embratur, recebeu carta branca do presidente Lula para montar uma equipe técnica de alto nível, composta pelos melhores profissionais do mercado, de diversas áreas. Essa estratégia inclui a parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a criação de um Centro de Inteligência de Dados, com o objetivo de criar políticas de promoção do Brasil mais qualificadas e baseadas em informações concretas.

“O acesso a essas informações me permitiu ter uma política de promoção do Brasil muito mais qualificada. Eu vou pro mercado sabendo como promover o país”, afirmou Freixo.

Turismo internacional, segurança e participação na COP 30

Durante a entrevista, Freixo falou também sobre a percepção de segurança no Brasil para os turistas internacionais, destacando os esforços para fortalecer essa confiança. Ele listou diversas razões do interesse crescente pelo país, que incluem a diversidade cultural, belezas naturais e eventos internacionais como a COP 30, que será sediada no Brasil.

O presidente da Embratur reforçou que o resultado financeiro do turismo internacional no Brasil foi expressivo, atingindo cerca de 7,3 bilhões de dólares no primeiro semestre, impulsionado pelas ações de promoção e pelo crescimento da procura por destinos brasileiros.

Para conferir os detalhes sobre o impacto econômico do turismo no Brasil, acesse o site da Metropoles.

Perspectivas futuras para o turismo brasileiro

Freixo destacou que o cenário evidencia o potencial do Brasil para ampliar ainda mais sua atratividade internacional. Com estratégias sólidas, investigação de mercado e ações de segurança, o país busca consolidar sua posição como destino preferido no mundo, além de fortalecer sua economia através do turismo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes