Brasil, 17 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Brasil registra primeiro caso de gripe aviária e impacta setor de frango

Após o registro da gripe aviária no Rio Grande do Sul, importações de frango são suspensas, gerando preocupações com os preços internos.

Na sexta-feira (16/5), o Brasil confirmou o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial localizada no Rio Grande do Sul. A notícia levou à suspensão de importações de frango brasileiro por parte de vários grandes parceiros comerciais, criando preocupações sobre a possível influência desse evento nos preços da carne no mercado interno.

Impacto nas exportações de frango brasileiro

O Brasil destaca-se como o maior exportador e o terceiro maior produtor de carne de frango no mundo, com exportações realizadas para 172 países. Em abril, a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) informou que as vendas de produtos de frango foram aproximadamente 480 mil toneladas, o que representou o segundo melhor resultado da história do setor.

Entretanto, o caso de gripe aviária levantou preocupações. Fernando Iglesias, coordenador de mercados da consultoria Safras & Mercado, acredita que a oferta de carne de frango no Brasil deve aumentar no curto prazo, o que poderia resultar em uma redução nos preços ao consumidor. “O Brasil continua sendo a melhor alternativa para fornecimento de carne de frango no mundo, e esse cenário não deve mudar com a atual crise da gripe aviária”, afirmou Iglesias.

“A gripe aviária não é uma ocorrência tradicional, não é uma característica da avicultura de corte aqui no Brasil. Foi realmente um fato isolado. O Brasil trabalha seriamente com questões sanitárias para evitar esse tipo de problema”, completou o coordenador.

Cenário de preços no mercado interno

O advogado internacionalista Julian Henrique Dias Rodrigues, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Estrangeiro e Comparado (IBDESC), também vê a suspensão das importações como um fator que pode resultar em um excedente de oferta de frango no mercado interno. Ele acredita que isso poderá pressionar os preços para baixo no curto prazo. Contudo, Rodrigues adverte que essa redução pode ser apenas temporária. “Se a suspensão se prolongar ou se outros países adotarem medidas semelhantes, os produtores poderão ser obrigados a ajustar os preços para evitar prejuízos. O setor já enfrentava aumentos de preços acima da inflação, e com isso, podemos enfrentar um agravante ainda maior”, destacou.

Tendências de preços nos últimos meses

Nos últimos 12 meses, o preço do frango inteiro teve alta de 9,16%, enquanto o frango em pedaços subiu 12,21%, superando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mesmo período. Esses aumentos foram impulsionados pela crescente demanda e pelos custos de produção mais altos.

Reações no mercado internacional

Com relação ao mercado externo, 33% da produção de frango brasileiro é destinada ao exterior. Até o fechamento deste artigo, Argentina, China, União Europeia e México haviam anunciado a suspensão das importações. “Embora haja um risco reputacional, o Brasil ainda é considerado um fornecedor confiável em muitos mercados, pela sua estrutura produtiva e histórico”, afirma Dias Rodrigues.

Ele ressalta que a crise sanitária revela uma vulnerabilidade crítica para o Brasil, enfatizando a necessidade de uma vigilância sanitária mais rigorosa para evitar embargos. “Mercados como a China e a UE muitas vezes operam com base em interesses geopolíticos e proteção disfarçada como precauções”, comentou.

Cenário sanitário e histórico de crises

O Brasil já passou por crises relacionadas a doenças aviárias anteriormente. Em julho de 2024, a doença de Newcastle foi confirmada no Rio Grande do Sul, resultando na suspensão temporária das exportações de carne de aves para 44 países. Após uma investigação epidemiológica, o foco da doença foi encerrado, mas os desdobramentos criaram um clima de incerteza.

O que é a gripe aviária?

A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves domésticas e silvestres, podendo também infectar humanos, embora o risco para as pessoas seja considerado baixo. Os sintomas em aves incluem dificuldade respiratória, secreções, espirros e mortalidade elevada.

Num cenário de incertezas, todas as suspeitas de gripe aviária devem ser imediatamente notificadas às autoridades competentes para evitar a propagação da doença e minimizar impactos ao setor.

Em suma, apesar do desafio atual, espera-se que o Brasil continue sendo um jogador chave no mercado internacional de carne de frango, ao mesmo tempo em que enfrenta a necessidade de reforçar suas medidas sanitárias e proteger sua reputação comercial.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes