O Banco Central revisa a previsão de crescimento da economia brasileira em 2,1% para 2025. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (27) no novo Relatório de Política Monetária, que substitui o antigo Relatório Trimestral de Inflação.
PIB teve crescimento mais fraco no fim de 2024
Segundo o BC, a economia do Brasil cresceu 3,4% em 2024, mas o último trimestre do ano teve avanço tímido de apenas 0,2%. A expectativa é de um ritmo mais lento de crescimento em 2025, por causa de juros altos, menor gasto público e um cenário global menos favorável.
Alta da agropecuária e estímulos no início do ano
O BC prevê que a economia terá um bom desempenho no primeiro trimestre de 2025, puxada por uma safra recorde de soja, aumento do salário mínimo e liberação de R$ 12 bilhões do FGTS. Mesmo assim, o órgão alerta que os dados precisam ser analisados com cautela, especialmente fora do setor agrícola.
Setores mais sensíveis à economia e agro mais forte
A previsão de crescimento foi mantida porque os setores mais afetados pela economia devem crescer menos, enquanto áreas como agropecuária e petróleo devem compensar. O consumo das famílias e os investimentos devem desacelerar.
Incertezas no cenário de acordo Banco Central
O Banco Central destacou que o cenário econômico está mais incerto, tanto por fatores internos quanto externos. Isso exige atenção nas análises e nas próximas decisões de política monetária.
