Brasil, 3 de março de 2025
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Governo do Piauí distribui livro “Ainda Estou Aqui” para estudantes da rede estadual

Segundo o governo Rafael Fonteles, a iniciativa visa promover a cultura e o conhecimento histórico entre os jovens da educação pública.
Secretário estadual de Educação, Washington Bandeira. Foto: Ascom

No último dia 25 de fevereiro, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, deu início à distribuição do livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva, para estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino. A cerimônia simbólica ocorreu no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, que se destacou como a melhor escola em Redação no Enem 2024.

A importância da leitura na formação dos jovens

A entrega dos livros é uma ação que foi anunciada pelo governador Rafael Fonteles em janeiro, como parte de um esforço para promover a cultura e o conhecimento histórico entre os jovens. “Este livro, que inspirou um filme, tem um papel importante em fortalecer nossa democracia”, destacou o governador durante o evento.

O secretário Washington Bandeira ressaltou a relevância do Ceti João Henrique como local ideal para a entrega dos primeiros exemplares, elogiando o desempenho da escola em avaliações como Saeb, Ideb e Enem. “O Ceti João Henrique é um exemplo de excelência, com 71 notas acima de 900 pontos na Redação.

Isso não é apenas um reflexo do esforço de alunos e professores, mas também da importância de investirmos em projetos de leitura e escrita. Ao fomentar a leitura, estamos preparando nossos jovens para se tornarem cidadãos críticos e engajados, capazes de contribuir para a sociedade”, enfatizou Bandeira.

Uma reflexão necessária sobre a ditadura militar

O livro “Ainda Estou Aqui” narra a história da família de Marcelo Rubens Paiva durante a repressão da ditadura militar, incluindo o trágico assassinato de seu pai, Rubens Paiva, que foi um ex-parlamentar. A obra também destaca a trajetória de sua mãe, Eunice Paiva, que foi uma advogada pioneira na defesa dos direitos dos povos originários. Essa narrativa é fundamental para que os jovens compreendam os contextos históricos que moldaram o Brasil contemporâneo.

Clube de Leitura: um impulsor de resultados na educação

Os alunos do Ceti celebraram a chegada do livro, principalmente os membros do Clube de Leitura, que receberam o anúncio de “Ainda Estou Aqui” como tema da edição deste ano do LiterArte, evento literário promovido pela escola desde 2009. O foco deste ano será a Ditadura Militar, um tema de relevância histórica e social.

O Clube de Leitura tem se mostrado fundamental para o contínuo bom desempenho dos estudantes no Enem. No ano anterior, o projeto abordou a “Herança Africana”, incentivando a leitura de obras como “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus. Essas leituras prepararam os alunos para a redação do exame. “Estudamos sobre a herança e saberes de origem africana, que fazem parte de nossa cultura. Essa conexão com a literatura nos ajudou a entender melhor nosso papel na sociedade”, afirmou Letícia Maria Oliveira, aluno do 3º ano e membro do clube.

Outro membro veterano, Luiz Eduardo de Sousa, também do 3º ano, complementou: “Nosso objetivo é estimular a leitura e a escrita literária, abordando assuntos atuais e relevantes.” Essa abordagem se mostra eficaz para a construção de uma formação crítica e engajada entre os jovens estudantes.

Expansão do laboratório de redação Seduc

Durante a cerimônia, o secretário Washington Bandeira anunciou a ampliação do Laboratório de Redação Seduc, que em 2025 contará com 1.280 alunos e 42 professores. Essa expansão dobrará o número de vagas e salas de aula em todo o Piauí. Além disso, as gratificações dos professores aumentaram de R$ 350,00 para R$ 600,00, valorizando ainda mais o trabalho dos educadores.

“Nossos esforços convergem para um projeto maior e de ainda mais sucesso. Esperamos que as aulas comecem em abril”, concluiu Bandeira.

A distribuição do livro e a realização do LiterArte não apenas enriquecem a formação dos estudantes, mas também promovem um diálogo essencial sobre a história do Brasil, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente e participativa. A experiência do Clube de Leitura se destaca como um modelo eficaz de como a literatura pode impactar positivamente a educação e a formação crítica dos jovens.

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