O senador Ciro Nogueira (PP-PI) saiu em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro após a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta terça-feira (18). Em publicação na rede social X (antigo Twitter), o parlamentar repetiu três vezes a frase:
“Bolsonaro é um homem honesto, de bem e inocente. Bolsonaro é um homem honesto, de bem e inocente. Bolsonaro é um homem honesto, de bem e inocente.”
A manifestação ocorre no mesmo dia em que a PGR denunciou Bolsonaro e outros 32 aliados sob a acusação de tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. A peça da PGR aponta que o grupo teria articulado a permanência de Bolsonaro no poder após as eleições de 2022, incluindo tentativas de mobilizar as Forças Armadas, disseminar desinformação sobre o processo eleitoral e elaborar decretos para prender ministros do STF.
Aliado fiel e adversário do PT
Ex-ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro, Ciro Nogueira foi um dos principais articuladores políticos do então presidente no Congresso e manteve forte influência sobre o chamado Centrão. Atualmente, é o único senador piauiense alinhado ao bolsonarismo e um dos mais ferrenhos adversários do Partido dos Trabalhadores (PT) tanto no estado quanto no cenário nacional.
A defesa enfática de Bolsonaro reforça a estratégia de setores da oposição de tentar desqualificar a denúncia da PGR e transformar a investigação em uma pauta política para mobilizar a base bolsonarista. Nos últimos meses, Ciro tem se colocado como um dos principais nomes da direita na articulação contra o governo Lula e a favor da candidatura de Bolsonaro ou um sucessor em 2026.
Nos bastidores, aliados do ex-presidente tentam articular uma reação política à denúncia, enquanto a defesa de Bolsonaro estuda as estratégias jurídicas para enfrentar o caso no STF.
Bolsonaro é um homem honesto, de bem e inocente. Bolsonaro é um homem honesto, de bem e inocente. Bolsonaro é um homem honesto, de bem e inocente.
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) February 19, 2025