Teresina, 22 de junho de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
Coluna Panorama Nacional

política

Panorama Nacional

Uma mulher para a vaga de Rosa Weber?

A próxima nomeação para o Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Lula está gerando expectativas. Com a aposentadoria da ministra Rosa Weber em setembro, a pressão para que uma mulher ocupe sua vaga é intensa, inclusive da própria Weber.

Entre as possíveis candidatas estão a desembargadora Simone Schreiber, crítica da Lava Jato, e a advogada Vera Lúcia Santana. No entanto, a corrida não está restrita às mulheres. Entre os homens que concorrem informalmente à vaga estão o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Os três candidatos masculinos acreditam que têm chances. Afinal, escolher uma mulher pode não ser um requisito para Lula. A decisão do presidente será um momento crucial para a representação feminina no mais alto tribunal do país.

Se escolher um jurista, o Supremo passa a ter apenas uma ministra na composição da corte, Cármem Lúcia. Ela só se aposenta em 2029 quando completa 75 anos.

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você