Teresina, 22 de julho de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Aprovação do Governo Lula cai para 36% aponta pesquisa Genial/Quaest

A aprovação do governo Lula caiu de 40% em fevereiro para 36% em abril, conforme pesquisa Genial/Quaest. A gestão enfrenta desafios na comunicação e na percepção pública sobre suas promessas. A pesquisa também aponta a necessidade de uma comunicação mais assertiva e organizada, além de lidar com a disseminação de fake news e a expectativa sobre a economia.
Queda na aprovação do governo Lula é apontada em pesquisa da Genial/Quaest
General Tomás Paiva e o presidente Lula: Governo petista tem queda na aprovação |Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A aprovação do governo do presidente Lula caiu de 40% em fevereiro para 36% em abril, segundo pesquisa realizada pela Genial/Quaest. Os entrevistados que consideram o governo regular aumentaram de 24% para 29%, enquanto a desaprovação saltou de 20% para 29%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

Realizada presencialmente entre 13 e 16 de abril, a pesquisa entrevistou 2.015 pessoas e mostra uma crescente insatisfação com a gestão do presidente. Os números são próximos aos apresentados pela pesquisa Datafolha realizada em 29 e 30 de março, que apontava 38% de aprovação e 29% de desaprovação.

O que é importante você saber: Aprovação do governo Lula caiu de 40% para 36% entre fevereiro e abril, segundo pesquisa Genial Quaest. Desaprovação subiu de 20% para 29%, enquanto avaliação regular aumentou de 24% para 29%. Pesquisa entrevistou 2.015 pessoas, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Analistas apontam comunicação e questões envolvendo Bolsa Família como desafios para o governo. Felipe Nunes, da Genial Quaest, destaca a importância da comunicação assertiva e transparência na gestão. Fake news sobre Bolsa Família têm impactado negativamente a avaliação do governo Lula.

As oscilações na aprovação foram sentidas na maioria das regiões, exceto no Centro-Oeste e no Norte, onde houve uma pequena alta de 32% para 33%. No entanto, a desaprovação na região também aumentou, de 23% para 37%.

Cai o percentual dos que aprovam postura de Lula

Em relação ao comportamento de Lula no cargo, 53% dos entrevistados afirmam concordar com sua postura, enquanto 40% desaprovam. Esse número representa uma queda de 12 pontos em relação à pesquisa anterior, quando 65% aprovavam as atitudes do presidente e 29% desaprovavam.

Comunicação no Bolsa Família foi um dos principais problemas para o governo

Felipe Nunes, da Genial/Quaest, analisou os dados e apontou que o governo Lula enfrenta desafios na comunicação. Ele destacou que o governo precisa organizar melhor sua estratégia de comunicação e lidar com a disseminação de fake news. Além disso, Nunes mencionou o dano causado pela questão do Bolsa Família e a exclusão de beneficiários, e a necessidade de o governo emplacar suas agendas positivas.

Segundo a pesquisa, o fim da “lua de mel” dos 100 primeiros dias de governo coloca um novo desafio para o presidente Lula, que precisa se adaptar à percepção pública de que não está entregando o que prometeu. Além disso, a pesquisa aponta que a expectativa sobre a economia é outro flanco que o governo precisa organizar.

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM

Eleição não é matemática

Eleição é uma manifestação da alma humana, e essa alma, rica em sentimentos e emoções, nunca pode ser completamente capturada por números.

ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você