A aprovação do governo do presidente Lula caiu de 40% em fevereiro para 36% em abril, segundo pesquisa realizada pela Genial/Quaest. Os entrevistados que consideram o governo regular aumentaram de 24% para 29%, enquanto a desaprovação saltou de 20% para 29%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Realizada presencialmente entre 13 e 16 de abril, a pesquisa entrevistou 2.015 pessoas e mostra uma crescente insatisfação com a gestão do presidente. Os números são próximos aos apresentados pela pesquisa Datafolha realizada em 29 e 30 de março, que apontava 38% de aprovação e 29% de desaprovação.
O que é importante você saber: Aprovação do governo Lula caiu de 40% para 36% entre fevereiro e abril, segundo pesquisa Genial Quaest. Desaprovação subiu de 20% para 29%, enquanto avaliação regular aumentou de 24% para 29%. Pesquisa entrevistou 2.015 pessoas, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Analistas apontam comunicação e questões envolvendo Bolsa Família como desafios para o governo. Felipe Nunes, da Genial Quaest, destaca a importância da comunicação assertiva e transparência na gestão. Fake news sobre Bolsa Família têm impactado negativamente a avaliação do governo Lula.
As oscilações na aprovação foram sentidas na maioria das regiões, exceto no Centro-Oeste e no Norte, onde houve uma pequena alta de 32% para 33%. No entanto, a desaprovação na região também aumentou, de 23% para 37%.
Cai o percentual dos que aprovam postura de Lula
Em relação ao comportamento de Lula no cargo, 53% dos entrevistados afirmam concordar com sua postura, enquanto 40% desaprovam. Esse número representa uma queda de 12 pontos em relação à pesquisa anterior, quando 65% aprovavam as atitudes do presidente e 29% desaprovavam.
Comunicação no Bolsa Família foi um dos principais problemas para o governo
Felipe Nunes, da Genial/Quaest, analisou os dados e apontou que o governo Lula enfrenta desafios na comunicação. Ele destacou que o governo precisa organizar melhor sua estratégia de comunicação e lidar com a disseminação de fake news. Além disso, Nunes mencionou o dano causado pela questão do Bolsa Família e a exclusão de beneficiários, e a necessidade de o governo emplacar suas agendas positivas.
Segundo a pesquisa, o fim da “lua de mel” dos 100 primeiros dias de governo coloca um novo desafio para o presidente Lula, que precisa se adaptar à percepção pública de que não está entregando o que prometeu. Além disso, a pesquisa aponta que a expectativa sobre a economia é outro flanco que o governo precisa organizar.