O vereador Enzo Samuel (PDT) e o secretário de Segurança Pública do Estado, Chico Lucas, se reuniram recentemente para discutir projetos de segurança para a cidade de Teresina. De acordo com a imprensa local, os dois políticos conversaram sobre formas de aumentar a segurança da cidade e proteger a população de crimes e violência.
Alguns rumores sugerem que a reunião também pode ter sido usada como uma oportunidade para discutir as eleições de 2024, em particular, o possível lançamento de Chico Lucas como candidato a prefeito de Teresina pelo PT. Enzo Samuel, atualmente presidente da Câmara Municipal de Teresina, teria expressado o interesse em ser o vice de Lucas na chapa.
Até tu, Brutos?
Enzo Samuel foi recentemente eleito para a presidência da Câmara Municipal de Teresina (CMT). Para chegar lá, precisou do apoio do então presidente da Casa, Jeová Alencar, hoje deputado estadual. A escolha de Enzo Samuel foi uma surpresa no meio político.
Porém, estanhamente, Jeová Alencar, não compareceu à posse do vereador, seu sucessor na Casa. O caso é semelhante ao fato de Jair Bolsonaro não ter passado a faixa presidencial à Lula. O ex-presidente da CMT, Jeová, não “passou a faixa” para o seu sucessor, Enzo.
O motivo disso teria relação direta com as intenções que motivaram Enzo Samuel a encontrar Chico Lucas. Jeová Alencar se preparava, silenciosamente, para disputar o cargo no próximo ano. E contava com o apoio de Enzo Samuel, a quem alçou ao cargo de presidente da Câmara Municipal.
Chico Lucas seria a estratégia de Rafael Fonteles para Teresina
Cresce nos bastidores a informação de que o governador Rafael Fonteles (PT) prepara uma forte investida para conseguir a Prefeitura de Teresina. Um desejo antigo do PT e que nunca foi alcançado.
O pai de Rafael, também petista, Nazareno Fonteles, tentou a vaga em 2008. Perdeu para o então candidato a reeleição Silvio Mendes.
Por uma ironia do destino, 14 anos depois, Silvio Mendes foi derrotado pelo filho do seu adversário naquela disputa, o próprio Rafael Fonteles.
Chico Lucas seria então, segundo as informações de bastidores, a carta na manga do governador petista para 2024. Amigos do tempo de colégio e do círculo íntimo de Fonteles, seria Chico Lucas seu candidato a prefeito de Teresina – representando uma ruptura de gerações na disputa pela Capital Teresina.
Enzo Samuel tem a força do comando do Poder Legislativo da capital e teria, nesse encontro, manifestado o interesse pela vaga de vice-prefeito de Chico Lucas. Mas pelo semblante do secretário de Segurança na foto,a ideia não o agradou.