O Ministro-chefe da Casa Civil do Governo Lula, Rui Costa, assinou a exoneração do advogado San Martin Coqueiro Linhares do cargo de superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no Piauí. Além de San Martin, outros superintendentes estaduais do IBAMA.
A exoneração de San Martin foi publicada ocorreu no último dia 13 de janeiro e foi publicada no Diário Oficial da União.
San Martin assumiu o cargo em setembro de 2019, tendo sido indicado pela então deputada federal Margarete Coelho (Progressitas), com quem mantém estreitas ligações políticas. Sua entrada no IBAMA foi a partir da ascensão do senador Ciro Nogueira (Progressitas) dentro do governo de Bolsonaro ainda naquele ano. Irmão do prefeito de José de Freitas, Roger Linhares, o ex-superitentende do órgão no Piauí é casado com Vanessa Tapety (MDB).
Além de San Martin, outros superintendentes estaduais do IBAMA indicados durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram exonerados .
O nome para substituir San Martin Linhares ainda não foi escolhido. A escolha será responsabilidade do presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, nomeado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.