O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, reagiu veementemente aos ataques realizados pelos Estados Unidos, que atingiram três locais nucleares iranianos. Em discurso na 51ª sessão do Conselho de Ministros da Organização de Cooperação Islâmica, em Istambul, e por meio de postagens online, ele advertiu sobre “consequências duradouras, perigosas e de amplo alcance”.
Iran alerta para risco de caos global
Araghchi responsabilizou a administração de Washington pelos perigos e ramificações do que chamou de “ato aberrante de agressão e crime hediondo”, salientando que a ação viola a Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU. Segundo ele, o silêncio diante da agressão apenas agravará a situação.
“A omissão diante de uma agressão tão flagrante mergulhará o mundo em um nível sem precedentes de perigo e caos”, afirmou.
Condenação e afirmações do governo iraniano
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, também condenou os ataques ordenados por Donald Trump, chamando os EUA de “principal instigador” das ações hostis do regime israelense contra o país. Segundo Pezeshkian, a resposta iraniana foi decisiva, obrigando os EUA a agir diretamente após tentativa de negação inicial.
Solicitação de reunião emergencial da ONU
Iranês pediu uma reunião de emergência no Conselho de Segurança da ONU para tratar o episódio, alertando que a inação internacional poderia levar a uma escalada perigosíssima. Araghchi reforçou que o Irã aguarda ações concretas para evitar uma crise maior.
Contexto regional e futuro incerto
Após a escalada tensa, especialistas alertam que o cenário na região pode se tornar ainda mais instável, com riscos de conflito ampliado. Analistas internacionais apontam que as ações dos EUA e a resposta iraniana podem desencadear uma fase de retaliações e tensões crescentes no Oriente Médio.