Brasil, 21 de junho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Polícia prende grupo por tráfico de drogas em Sumaré

Operação do Baep resulta na apreensão de 70 quilos de entorpecentes e na prisão de cinco suspeitos após tentativa de suborno.

A Polícia Militar (PM) de Sumaré, no interior de São Paulo, realizou na manhã desta sexta-feira (20) uma operação que culminou na apreensão de cerca de 70 quilos de drogas, incluindo cocaína, crack e maconha. A ação, realizada pelo Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep), resultou na prisão de cinco pessoas que estavam operando um imóvel como um significativo ponto de distribuição de entorpecentes na região.

A abordagem e a descoberta das drogas

O patrulhamento ocorreu por volta das 11h, quando os policiais do Baep patrulhavam a Avenida Júlio de Vasconcelos. Durante essa operação, os agentes notaram um Honda Civic preto que parecia estar em atitude suspeita. O motorista demonstrou nervosismo ao perceber a presença da polícia e acelerou na intenção de escapar. Após uma breve perseguição, o veículo foi abordado na Rodovia Virgínia Viel Campo Dall’ Orto e finalmente parou na Avenida Renata Selmi.

Durante a abordagem, os dois ocupantes do veículo mostraram-se inquietos, o que levantou ainda mais os suspeitais dos policiais. Ao abrirem o porta-malas do Honda, os agentes encontraram uma sacola com 650 microtubos de cocaína. Um dos suspeitos assumiu que seu destino era Nova Odessa, indicando que levaria a droga para essa cidade. Para tentar se livrar da prisão, ele prometeu aos policiais que os levaria até o local onde as drogas eram embaladas, afirmando que ali havia uma grande quantidade de entorpecentes.

Centro de distribuição de drogas em Sumaré

Os policiais seguiram para o endereço indicado, localizado na Rua João Squarizzi, no Parque Silva Azedo. Ao chegarem no local, encontraram três jovens, com idades entre 19 e 20 anos, que ao perceberem a chegada da polícia tentaram fugir pelos muros e telhados. Contudo, também foram capturados pela equipe do Baep na Rua Paraíba.

No imóvel, as autoridades descobriram não apenas drogas, mas também materiais utilizados para embalar os entorpecentes e anotações detalhadas sobre o tráfico em diferentes pontos de venda. Os suspeitos confessaram que estavam organizando “kits” de drogas para distribuição em várias cidades da região e que as anotações serviam para o controle do tráfico em cada local.

Tentativa de suborno

Durante o anuncio das prisões, um dos suspeitos, identificado como motorista do veículo, tentou subornar a equipe do Baep. Ele ofereceu uma pistola e o próprio carro, como forma de evitar a detenção. A polícia não aceitou a oferta e conduziu todos os detidos ao plantão policial de Sumaré.

Apreensões e consequências legais

A operação resultou em diversas apreensões significativas. Entre os materiais confiscados estão:

  • 52,076 kg de cocaína
  • 6,702 kg de crack
  • 1,608 kg de maconha
  • 160 mil microtubos vazios
  • 18 cadernos de anotações do tráfico
  • 05 celulares
  • 01 espingarda CBC 5,5mm
  • 01 veículo
  • Apetrechos para embalagem da droga

O grupo foi indiciado por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção ativa. Um inquérito foi instaurado e as investigações seguirão para desmantelar a rede criminosa que operava na região.

A ação da Polícia Militar ressalta a importância do combate ao tráfico de drogas e à criminalidade na região do interior paulista, reafirmando o compromisso das autoridades em manter a segurança e o bem-estar da população.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes