O Rio São Francisco terá uma nova hidrovia para transporte de cargas do Sudeste (a partir de Pirapora-MG) para o Nordeste, passando por Juazeiro-BA e Petrolina-PE. O projeto, apresentado pelo governo federal na última sexta-feira (13), visa aproveitar os 1.371 km de extensão navegáveis com uma previsão de movimentar cinco milhões de toneladas anualmente.
Nova hidrovia do Rio São Francisco favorece transporte de cargas
Entre as cargas previstas estão insumos agrícolas, gesso, gipsita, calcário, grãos, bebidas, minério e sal. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, a hidrovia será estratégica para o desenvolvimento da região. Neste mês de junho, ele anunciou que a delegação das obras será assinada à Companhia das Docas do Estado da Bahia, com estudos técnicos previstos para acontecerem posteriormente.
O trajeto do Velho Chico passa pelo Distrito Federal, Goiás, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, atingindo 505 municípios e mais de 11,4 milhões de pessoas que têm alguma relação com o rio.
Três etapas de implementação
O projeto foi dividido em três etapas. A primeira, concentrada em um trecho de 604 quilômetros navegáveis, abrange de Juazeiro a Petrolina, passando por Sobradinho (BA) e Ibotirama (BA). Nessa fase, as cargas poderão ser escoadas por rodovias até o Porto de Aratu-Candeias, na Baía de Todos os Santos (BA).
Na segunda etapa, será trabalhado o trecho entre Ibotirama, Bom Jesus da Lapa e Cariacá, na Bahia, com 172 quilômetros navegáveis. Essa fase prevê conexão via malha ferroviária aos Portos de Ilhéus e Aratu-Candeias.
Por fim, a terceira etapa ampliará a hidrovia em 670 quilômetros, ligando Bom Jesus da Lapa a Pirapora, aumentando significativamente a capacidade de transporte na região.
Expansão da navegabilidade no Brasil
Desde janeiro deste ano, o governo tem investido na expansão das hidrovias brasileiras, incluindo dragagens nas hidrovias do Tapajós, São Francisco, Madeira, Parnaíba e Paraguai (tramo Sul). No Rio Grande do Norte, haverá melhorias na proteção de dolfins na ponte Newton Navarro para ampliar a segurança das embarcações.
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o Brasil atualmente possui cerca de 12 mil km de hidrovias navegáveis, com potencial de ampliar essa extensão para até 42 mil km, promovendo maior integração regional e redução de custos logísticos.
O projeto da nova hidrovia no Rio São Francisco reforça a estratégia de ampliar a navegação nacional e potencializar o desenvolvimento econômico e social na região Nordeste, fortalecendo sua integração com o Sudeste.
Para mais detalhes, acesse o site da Agência Brasil.