Brasil, 9 de junho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Brasil sediará a 23ª Cúpula Judicial Ibero-Americana em 2027

O Brasil foi escolhido para sediar a 23ª edição da Cúpula Judicial Ibero-Americana, em 2027, durante a 22ª edição realizada em Santo Domingo, República Dominicana. Países como Peru e Guatemala também se candidataram ao evento.

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) foi responsável por apresentar a candidatura brasileira, que foi selecionada na última edição, realizada entre 14 e 16 de maio na capital dominicana. O evento, que ocorre a cada dois anos, terá a cidade de Brasília como sede oficial na edição de 2027, marcando o retorno do país ao protagonismo desse foro multilaterais, que questiona e discute temas relevantes para os sistemas de Justiça da região ibero-americana.

O papel do Brasil na organização e foco da próxima cúpula

Em 2008, o Brasil também sedeou a 14ª edição da cúpula, agora retornando como anfitrião e exercendo a função de Secretaria pro tempore, responsável por liderar os trabalhos preparatórios do encontro. A candidatura brasileira propôs um tema inovador: a aplicação da inteligência artificial (IA) nos sistemas de Justiça da região.

De acordo com o ministro-presidente do STJ, Herman Benjamin, o país tem um histórico de liderança na adoção de novas tecnologias, incluindo a digitalização de processos em 2009 e, mais recentemente, o lançamento do STJ Logos, uma ferramenta de IA generativa que auxilia na elaboração de textos jurídicos, análise de peças processuais e na pesquisa de processos.

Discutindo a inteligência artificial na Justiça ibero-americana

“Entendemos como fundamental que os tribunais ibero-americanos possam seguir discutindo e melhor se preparando para os desafios e as oportunidades oferecidos pela IA generativa no contexto jurídico”, afirmou Herman Benjamin. A discussão envolverá sobretudo o impacto da IA na administração judicial, com atenção especial à sua relação com o direito substantivo e processual.

Segundo o ministro, o plano de trabalho para os próximos dois anos, durante as reuniões preparatórias, será focado no desenho e no impacto da IA generativa na administração da Justiça, buscando intercâmbio de experiências e consensos para aprimorar a qualidade da prestação jurisdicional.

Sede e importância da Cúpula Judicial Ibero-Americana

A Cúpula Judicial Ibero-Americana começou a ser realizada em 2004 e reúne as Cortes Supremas de países como Espanha, Portugal, Andorra e diversos países latino-americanos atualmente totalizando 23 nações participantes. O fórum serve como espaço de diálogo, cooperação e troca de experiências entre os sistemas de Justiça da comunidade ibero-americana, tendo sua sede permanente atualmente no Uruguai.

Confira o vídeo de apresentação da candidatura brasileira na sede da cúpula:

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes