Brasil, 7 de junho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Rio aprova projeto de dispute boards para obras públicas

Câmara do Rio avançou com projeto que cria comitês de resolução de conflitos em contratos municipais de grande complexidade

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, em 2ª discussão nesta semana, um projeto que estabelece a figura dos “dispute boards” para obras públicas. A iniciativa visa criar comitês de prevenção e solução de conflitos em contratos firmados com a prefeitura, oferecendo uma alternativa à Justiça em controvérsias envolvendo obras de maior porte.

Como funcionará o dispute board no Rio

O projeto, aprovado com três emendas, seguirá agora para redação final e posterior avaliação da prefeitura, que poderá sancioná-lo ou vetá-lo. O comitê será formado por três especialistas de confiança das partes envolvidas na obra. Em locais onde o mecanismo já é adotado, esses experts se reúnem mensalmente para acompanhar a execução do contrato até sua conclusão, buscando evitar litígios.

Uso do mecanismo em outras cidades brasileiras

O uso de dispute boards já é comum em cidades como São Paulo, que regulamentou sua aplicação em 2021 para contratos acima de R$ 200 milhões. Além disso, Belo Horizonte, Porto Alegre e o estado do Rio Grande do Sul também possuem legislação específica sobre o instrumento. No âmbito nacional, tramita no Congresso um projeto similar.

Impacto na gestão de obras públicas

Segundo Gabriel de Britto Silva, advogado, árbitro e integrante da comissão de arbitragem da OAB/RJ, a iniciativa representa uma verdadeira revolução na administração de obras públicas. “Felizmente, o Rio agora coloca-se em pé de igualdade com São Paulo e Belo Horizonte neste aspecto”, afirmou.

Experiências internacionais e aplicações práticas

O especialista destaca que os dispute boards já foram utilizados em obras de grande destaque internacional, como o Eurotúnel entre França e Reino Unido, a expansão do Canal do Panamá e a Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo.

Para mais detalhes sobre a tramitação do projeto, acesse a matéria completa no O Globo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes