Brasil, 6 de junho de 2025
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Lucratividade de carros não depende do formato SUV ou hatch, afirma executivo

Executivo explica que lucro varia mais por escala, tecnologia e demanda do que pelo tipo de carro, como SUV ou hatch

Segundo Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis, atualmente não há diferença significativa na lucratividade entre SUVs e hatches. A análise revela que fatores como escala de produção, tecnologia aplicada aos veículos e a demanda do mercado influenciam mais os resultados financeiros.

Fatores que impactam a lucratividade dos veículos

Durante entrevista, Cappellano destacou que a forma do carro, seja SUV ou hatch, não necessariamente determina o lucro obtido pelas montadoras. “A lucratividade é muito relacionada a escala de produção, as tecnologias colocadas nos carros e a demanda”, afirmou.

Ele acrescentou que, em alguns casos, veículos menores e de menor preço podem gerar margens maiores por unidade, devido à demanda elevada e aos custos de produção otimizados.

Demandas do mercado e tecnologia

De acordo com o executivo, o sucesso financeiro de um veículo depende também de inovações tecnológicas e do alinhamento com o perfil dos consumidores. “Inovação e aceitação de mercado são determinantes para a rentabilidade de qualquer modelo”, comentou Cappellano.

Implicações para o mercado automotivo

Especialistas avaliam que a estratégia das montadoras deve se concentrar na eficiência de produção e na adoção de tecnologias eficientes, independentemente do segmento do veículo. Assim, o foco é atender às preferências do consumidor e otimizar custos.

O cenário evidencia uma mudança de paradigma na análise de lucratividade no setor automotivo, onde o formato do veículo perde espaço em favor de fatores econômicos e tecnológicos.

Perspectivas futuras

Analistas apontam que, com a maior competitividade e o avanço de tecnologias limpas, a busca por eficiência será o principal diferencial para maximizar lucros, não o segmento específico do carro.

Mais detalhes sobre a declaração podem ser conferidos na reportagem original da G1 Carros.

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