Brasil, 6 de junho de 2025
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Piauí se destaca em reunião do Brics sobre educação profissional

O Piauí é apontado como exemplo de boas práticas na educação profissional durante reunião da Aliança de Cooperação dos países do Brics.

Na última segunda-feira (2/6), durante a reunião da Aliança de Cooperação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) dos países que compõem o Brics, o Piauí foi destacado como modelo de boas práticas na educação profissional. O evento ocorreu em Brasília, nas dependências do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e atraiu a atenção de representantes de diversos países integrantes do bloco, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de novos membros como Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

Recentemente, o Brasil assumiu a presidência do Brics em 2023, com ênfase em fortalecer a cooperação no sul global e fomentar parcerias para o desenvolvimento social, econômico e ambiental entre as nações participantes.

Piauí: referência em educação profissional

O estado do Piauí vem se destacando no cenário nacional, principalmente no que diz respeito à educação profissional. Atualmente, todas as escolas de ensino médio do estado operam em tempo integral, oferecendo cursos vinculados à formação técnica. Segundo o Censo Escolar de 2024, impressionantes 52,4% dos alunos do ensino médio no Piauí estão matriculados em cursos técnicos, o que coloca o estado como líder nesse segmento em todo o Brasil.

O secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, participou da reunião e enfatizou a relevância da educação profissional e tecnológica para o avanço do país. “Discutir caminhos para uma educação profissional mais conectada com as demandas do presente e do futuro é essencial para ampliarmos oportunidades reais para nossos jovens. O Piauí tem mostrado que é possível oferecer uma escola pública de qualidade, que transforma vidas”, ressaltou o secretário.

O que esperar da programação

No dia seguinte à reunião, o Ministério da Educação (MEC) recebeu os líderes de instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Brics. A programação do dia inclui um seminário que será transmitido ao vivo pelo canal MEC, onde serão discutidos temas cruciais como inclusão social, desenvolvimento nacional e a empregabilidade no âmbito da educação profissional e tecnológica.

Visita técnica ao Instituto Federal de Brasília

Além disso, no próprio dia 3 de junho, os delegados internacionais farão uma visita técnica ao Instituto Federal de Brasília (IFB), onde alunos de diversos cursos técnicos, como cozinha e gastronomia, compartilharão experiências e apresentarão demonstrações práticas de seus aprendizados. Essa interação é uma oportunidade ímpar para os estudantes do IFB, que terão a chance de mostrar sua formação e habilidades a representantes de várias partes do mundo.

Impacto nos jovens e na sociedade

A valorização da educação profissional no Piauí é um reflexo de um esforço conjunto entre o governo estadual e as instituições de ensino, visando proporcionar uma formação de qualidade e adaptar o currículo às necessidades do mercado de trabalho. O aumento da taxa de alunos em cursos técnicos é um indicativo de que há uma mudança de percepção sobre a importância dessa modalidade de ensino, não apenas para a inserção no mercado, mas também para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens.

O encontro da Aliança de Cooperação em Educação Profissional e Tecnológica do Brics, ao valorizar o Piauí como exemplo, traz à tona a necessidade de expandir essa visão para outras regiões do Brasil. A educação profissional de qualidade, mais do que um direito, é uma ferramenta vital para a transformação social e econômica, destacando a importância das parcerias e do compromisso com o futuro da educação.

O foco no desenvolvimento de uma educação que atenda às demandas contemporâneas e prepare os jovens para os desafios do futuro é o caminho a ser seguido por outros estados, inspirados pelos avanços conquistados no Piauí.

Com isso, conclui-se que a educação profissional não deve ser vista como uma alternativa, mas sim como uma prioridade na formação integral de nossos jovens, contribuindo assim para um Brasil mais justo e desenvolvido.

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