Brasil, 6 de junho de 2025
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Max Verstappen à beira da suspensão na Fórmula 1

Após colisão no GP da Espanha, Verstappen acumula 11 pontos na superlicença e está a um de ser suspenso de uma corrida na F1.

O tetracampeão Max Verstappen atravessa um início de temporada complicado na Fórmula 1. No GP da Espanha, disputado neste domingo (1°), o piloto da Red Bull não apenas terminou em uma decepcionante 10ª colocação, após largar em 3º, mas também foi penalizado com 10 segundos e três pontos em sua superlicença devido a uma colisão com George Russell.

Com essa penalização, Verstappen agora acumula 11 pontos em sua superlicença, estando a apenas um de ser suspenso de uma corrida, segundo as regras da F1. O regulamento estabelece que, ao atingir 12 pontos na superlicença — um documento essencial para competir na categoria —, o piloto é automaticamente afastado da próxima prova.

O último piloto a enfrentar essa punição foi Kevin Magnussen, que ficou fora do GP do Azerbaijão, um caso que não ocorria desde Romain Grosjean, em 2012. Vale destacar que os pontos na superlicença expiram após 12 meses, mas no caso de Verstappen, dois deles só perderão validade em 30 de junho de 2025, um ano após sua colisão com Lando Norris no GP da Áustria de 2024.

Com os próximos grandes prêmios em vista, como o GP do Canadá, em 15 de junho, e o GP da Áustria, em 29 de junho, o holandês corre o risco de ser suspenso já na prova em Spielberg ou então para o GP da Inglaterra no início de julho, caso cometa nova infração.

Entenda a punição

O acidente que resultou na punição de Verstappen ocorreu na relargada da volta 61, após a entrada do safety car devido ao abandono de Andrea Kimi Antonelli na volta 55. Naquela ocasião, Verstappen estava em terceiro lugar e começou a ser pressionado por Charles Leclerc. O piloto monegasco aproveitou uma escapada do carro de Max para superá-lo, culminando em um leve toque entre eles.

Buscando se defender de George Russell, Verstappen saiu da pista, porém retornou à frente do piloto da Mercedes. Insatisfeito pelo rádio, o holandês se queixou da manobra, mas seu engenheiro, Gianpiero Lambiase, instruiu-o a devolver a posição a Russell.

De acordo com o relatório oficial da punição, Verstappen aparentemente diminuiu a velocidade, dando a entender que permitiria a ultrapassagem, mas logo acelerou bruscamente na curva 5, resultando na colisão com Russell. Os comissários classificaram a batida como “indubitavelmente causada pelas ações” do piloto da Red Bull.

A consequência não foi apenas a penalização e a perda de posições na corrida; Verstappen somou apenas um ponto, mantendo-se na terceira posição do campeonato de pilotos. No entanto, a diferença para Lando Norris, que ocupa o segundo lugar, aumentou consideravelmente, passando de 22 para 39 pontos. Russell, que estava 37 pontos atrás de Max, agora diminuiu essa diferença para apenas 26.

Além disso, o desempenho insatisfatório também teve um impacto significativo na Red Bull no Mundial de Construtores, onde a equipe austríaca caiu para a quarta posição. A situação foi agravada pelo 13º lugar de Yuki Tsunoda. A McLaren, por sua vez, lidera o campeonato com 362 pontos, seguida pela Ferrari, que assumiu a vice-liderança.

Com a temporada em andamento e a pressão aumentando, a situação de Verstappen será acompanhada de perto. Os fãs do automobilismo aguardam ansiosos para ver como o piloto lidará com essa fase delicada e se conseguirá evitar a suspensão que pode ser fata para suas ambições no campeonato.

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