Brasil, 3 de junho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Cursos tecnólogos: a nova oportunidade do jovem no marketing

Nos últimos anos, os cursos tecnólogos têm ganhado destaque entre jovens que buscam se inserir rapidamente no mercado de trabalho. Com uma abordagem prática e um tempo de duração mais curto, esses cursos têm se mostrado uma alternativa eficaz para quem deseja adquirir novas habilidades ou mudar de carreira. Um exemplo disso é o caso de Mateus Pio, de 28 anos, que, mesmo sendo formado em educação física, encontrou sua verdadeira vocação no marketing.

A descoberta de uma nova paixão

Mateus sempre teve uma afinidade com o universo do marketing, algo que se intensificou ao longo de sua trajetória profissional. Desde os estágios na área de educação física, ele se viu envolvido na criação de conteúdo, especialmente para plataformas de redes sociais, como o Instagram. “Produzia muito conteúdo de comunicação e saúde, e o marketing sempre esteve presente nas minhas antigas ocupações”, compartilha.

Desde sua infância, Mateus sentia uma curiosidade pelas estratégias de propaganda, o que o levou a se aprofundar mais nesse campo quando começou a trabalhar com redes sociais. Para ele, a habilidade de “vender uma ideia” sempre foi uma característica marcante em sua personalidade e, portanto, a migração para o marketing parecia uma escolha natural.

Educação prática e alinhada ao mercado

Atualmente, Mateus está se formando no curso superior de tecnologia em marketing do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF). Ele destaca que a principal vantagem do curso é a sua carga horária reduzida, aliada a um conteúdo focado na prática. “O curso foi ótimo para desenvolver essa minha parte mais profissional dentro do marketing. Desde o primeiro semestre, tivemos que desenvolver projetos voltados para a prática, o que foi fundamental para o meu aprendizado”, explica.

O diretor regional do Senac DF, Vitor Corrêa, corroborou esses benefícios, destacando que o curso é desenhado para atender às demandas do mercado. “Ele permite o desenvolvimento de estratégias voltadas para redes sociais, publicidade e gestão de vendas digitais, já proporcionando uma inserção no mercado de trabalho ao longo da formação”, afirma Corrêa.

Um futuro promissor no marketing

Após concluir seu curso, Mateus planeja se especializar na área de gestão de tráfego, um segmento que ele considera promissor, especialmente em tempos de crescente digitalização dos negócios. “Trabalho como social media, mas o curso me trouxe uma visão mais ampla sobre a gestão de tráfego pago. Meu objetivo é ser reconhecido nessa área e, no futuro, quem sabe, abrir minha própria agência”, declara.

Essa trajetória evidencia como os cursos tecnólogos podem ser uma ponte eficaz entre a educação e a realidade do mercado, permitindo que profissionais mudem de direção em suas carreiras com conhecimento e prática adequados às exigências contemporâneas.

O impacto da formação técnica na carreira

A experiência de Mateus Pio reflete um cenário atual em que cada vez mais pessoas buscam meios de se aprimorar e adaptar às novas demandas do mercado. Os cursos tecnólogos, como o de marketing do Senac, se destacam por sua metodologia prática, formando profissionais prontos e capacitados para os desafios da profissão.

Com um enfoque prático e voltado para a realidade do mercado, a possibilidade de rápida inserção no mundo profissional é um dos principais atrativos desse tipo de formação. Além disso, auxilia na construção de uma rede de contatos importantes para o futuro, algo que Mateus já começou a experimentar em sua trajetória.

Por fim, a paleta de opções de carreiras disponíveis ao concluir um curso tecnólogo é vasta e pode atender a diversas aspirações pessoais e profissionais, contribuindo para um importante desenvolvimento no setor de marketing e em muitos outros segmentos.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes