Brasil, 23 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Piauí se destaca em seminário sobre alfabetização integral

Durante evento em São Paulo, o Piauí apresentou avanços significativos na alfabetização de crianças, com foco na idade certa.

O Piauí consolidou sua posição de destaque na educação brasileira durante o Seminário Alfabetização 360°: Políticas e Práticas para uma Alfabetização Integral, realizado nesta quarta-feira (28) em São Paulo. No evento, promovido pelo Instituto Ayrton Senna e pelo Ministério da Cultura, o secretário da Educação do estado, Washington Bandeira, apresentou os avanços significativos que estão transformando a realidade da alfabetização na idade certa no estado.

Políticas de alfabetização em pauta

No painel “Políticas de Alfabetização Hoje no Brasil”, o secretário compartilhou experiências e resultados do Piauí, ao lado de importantes figuras da educação, como João Paulo Mendes, coordenador geral de alfabetização do MEC; Fátima Gavioli, secretária da Educação de Goiás; Junior Mar, secretário municipal de Educação de Manaus; e Lia Raquel Sousa, coordenadora estadual do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC-PI). O painel foi mediado por Beatriz Alquéres, gerente executiva do Instituto Ayrton Senna.

Alfabetização na idade certa como prioridade

Tendo a alfabetização na idade certa como uma política essencial e transformadora, Washington Bandeira destacou a prioridade dada pela gestão do governador Rafael Fonteles a essa agenda. O estado tem feito esforços para oferecer apoio a todos os 224 municípios do Piauí, por meio de formação de professores, fornecimento de material didático e avaliações contínuas para monitorar a fluência leitora dos estudantes.

“Começamos a apoiar os municípios estruturalmente, com kits creche e brinquedos-praças, para aumentar as vagas em creches. Também estamos realizando capacitações para que possamos melhorar não só a escolarização na educação infantil, mas também a qualidade do serviço prestado, que é onde se inicia o processo de alfabetização”, afirmou o secretário.

Suporte e capacitação para a alfabetização

O Piauí se destaca pelo suporte estruturado e pela capacitação oferecida para acompanhar crianças que não se alfabetizaram no tempo adequado. “Estamos ampliando o nosso Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa em parceria com o Pacto pelas Crianças do Piauí, um programa intersetorial que conta com a liderança da primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles”, lembrou Washington Bandeira.

Premiações e reconhecimento alcançados

O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) do Piauí tem implementado diversas estratégias para garantir que as crianças sejam alfabetizadas no tempo correto. Os esforços já resultaram em um aumento significativo no índice de crianças alfabetizadas no estado.

“Estamos alcançando os melhores resultados da história do Piauí em alfabetização. A nossa meta é 100% de crianças alfabetizadas na idade certa”, destacou o secretário, ressaltando que o PPAIC inclui premiar as escolas com melhor desempenho em alfabetização por meio do “Prêmio Alfa 10”. Para fomentar a melhoria contínua, o governo oferece premiações que podem chegar a R$ 200 mil para os municípios que atingem mais de 90% de alfabetização.

“O Piauí é um dos estados com o maior número de municípios premiados com o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Nossa ambição é alcançar a melhor posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), tanto na alfabetização, quanto na educação integral e no ensino profissional. Acreditamos que iremos alcançar este resultado”, concluiu Washington Bandeira.

Fotos: Bruna Nishihata

Essas ações exemplificam o comprometimento do Piauí com uma educação de qualidade, colocando o estado na vanguarda das políticas públicas de alfabetização no Brasil.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes