Brasil, 29 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Banco Central lança sistema de bloqueio de abertura de contas fraudulentas

Sistema do BC permitirá aos correntistas impedir abertura de contas em seu nome, com prazo de implementação de até seis meses

O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (26) a implementação de um novo sistema que permitirá aos correntistas bloquear a abertura de contas fraudulentas em seu nome. A novidade deve ficar disponível em até seis meses, até 1º de dezembro, conforme resolução do BC.

Reforço na segurança contra fraudes bancárias

A nova funcionalidade foi desenvolvida com o objetivo de evitar fraudes envolvendo a abertura de contas com identidade falsa, inclusão de titulares não autorizados em contas conjuntas ou de responsáveis em contas de pessoas jurídicas. Segundo o BC, o sistema dará maior controle ao cidadão sobre sua identidade financeira.

“O sistema do BC permitirá ao cidadão reverter a informação, por tempo indeterminado, ou não, conforme sua vontade, a qualquer momento. O sistema mostrará as ativações e as desativações realizadas, bem como as consultas feitas por instituições financeiras sobre a possibilidade de abertura de novas contas”, explicou a instituição financeira.

Como funciona a nova ferramenta

Para ativar o bloqueio, o usuário deve acessar a página Meu BC, fazer o login e informar que não deseja abrir uma nova conta, seja ela corrente, poupança ou de pagamento. A decisão de bloquear ou desbloquear o sistema é opcional e pode ser revertida a qualquer momento, proporcionando maior autonomia aos usuários.

Nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber

Outra novidade anunciada pelo Banco Central é a habilitação do Sistema Valores a Receber (SVR), que entra em vigor nesta terça-feira (27). A partir de agora, será possível solicitar automaticamente o resgate de valores, uma funcionalidade exclusiva para pessoas físicas com chave Pix do tipo CPF. Quem ainda não possui a chave, deve cadastrá-la junto à instituição financeira.

“A novidade é apenas na forma de solicitar o resgate. Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate. Agora, quem quiser, pode automatizar as solicitações. Todas as demais funcionalidades do sistema continuam iguais”, esclareceu o BC.

Segundo a autoridade monetária, essa nova funcionalidade elimina a necessidade de consultar periodicamente o sistema ou fazer pedidos manuais para valores devolvidos. Quando um valor for devolvido, o crédito será feito automaticamente na conta do consumidor.

Requisitos para adesão ao novo sistema

A adesão ao serviço é facultativa. Para habilitar o sistema, é necessário acessar o SVR com uma conta gov.br de nível prata ou ouro e ter a verificação em duas etapas ativada, informou o BC.

Mais informações sobre a implementação do sistema do BC podem ser acompanhadas no link da fonte.

Este avanço reforça o compromisso do Banco Central em aumentar a segurança do sistema financeiro nacional contra fraudes e uso indevido de identidades.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes