Na manhã desta segunda-feira (26), o Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto, SP, inaugurou sua nova sala de coleta de exames, mas a mudança resultou em longas filas e situações de mal-estar para diversos pacientes. Idosos, pacientes em tratamento e até mães com crianças enfrentaram dificuldades no ponto de embarque de vans, onde a espera se estendeu ao longo do dia.
Problemas no transporte e falta de estrutura
A nova unidade de coleta, que foi deslocada para uma localidade mais afastada do campus, conta apenas com duas vans para o transporte dos pacientes, o que gerou um acúmulo significativo de pessoas. Durante a espera, vários pacientes relataram se sentir mal e precisaram de assistência com cadeiras de rodas.
Uma paciente, que precisava realizar a coleta para um tratamento de quimioterapia no dia seguinte, expressou sua insatisfação. “Eles tinham que ter uma estrutura para essa mudança, porque muita gente está passando mal aqui. Eu, por exemplo, não sei nem como estou de pé até agora”, desabafou.
Mudanças geram confusão no agendamento
A situação caótica não se restringiu apenas ao transporte. O novo fluxo de atendimento na unidade também exige que os pacientes façam o cadastro em um terminal eletrônico utilizando o CPF, passem por triagem e, só então, sigam para a coleta dos exames. Essa combinação de mudanças, além de uma falha temporária no sistema durante a manhã, contribuiu para o acúmulo de pessoas e a insatisfação geral.
De acordo com David Falango, diretor do setor de Laboratórios do HC, muitos dos pacientes que compareceram nesta segunda-feira não tinham agendamento prévio. “Observamos que uma proporção considerável veio fora do horário definido. Além disso, a falha no sistema no começo da manhã gerou um gargalo significativo nos atendimentos”, explicou o diretor.
Comunicação e interpretação equivocada
Segundo Falango, uma mensagem enviada previamente pelo hospital informando sobre a mudança a partir do dia 26 pode ter sido interpretada como um chamado para que todos comparecessem à nova sala de forma simultânea, provocando a superlotação no primeiro dia de funcionamento.
A nova sala de coleta possui capacidade para atender até 700 pacientes por dia, mas as demandas desta segunda-feira superaram amplamente as expectativas da direção do hospital.
Esperança de melhorias
A situação trouxe à tona a necessidade de um planejamento mais cuidadoso nas mudanças estruturais das instituições de saúde, especialmente em um momento em que o atendimento eficiente é crucial. Os pacientes esperam que os problemas enfrentados no primeiro dia sirvam como lições para aprimorar o serviço e garantir que todos tenham acesso a atendimentos de qualidade sem comprometer sua saúde e bem-estar.
Com o compromisso de melhorar as condições de transporte e atendimento, os responsáveis pela sala de coleta do HC afirmam que estarão tomando medidas para evitar que situações como a enfrentada nesta segunda se repitam. Os pacientes merecem não apenas um tratamento médico adequado, mas também um ambiente que lhes garanta dignidade e respeito durante suas visitas ao hospital.
Para mais informações sobre os atendimentos e as mudanças no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, acompanhe as notícias na plataforma de comunicação do g1 Ribeirão Preto e Franca.