Os lançamentos simultâneos de ‘Lilo & Stitch’, da Disney, e ‘Missão Impossível — O Acerto Final’, da Paramount, elevaram as vendas de ingressos nos cinemas dos Estados Unidos e do Canadá para US$ 260,8 milhões até este domingo, estabelecendo recorde de bilheteria para o feriado do Memorial Day. O feriado, celebrado na última segunda de maio, homenageia os militares americanos mortos em combate.
‘Lilo & Stitch’ domina a bilheteria com sucesso de estreia
O filme live-action de 2002, que retrata a relação entre uma garota havaiana e seu bichinho extraterrestre semelhante a um cachorro, liderou a arrecadação com US$ 145,5 milhões, segundo dados da Comscore. “Lilo & Stitch” conseguiu a maior estreia da história no fim de semana do Memorial Day. Segundo a consultoria, o filme atraiu um público 64% feminino, com maior apelo entre os jovens.
‘Missão Impossível’ registra forte desempenho
O filme de ação com Tom Cruise, que retornou como Ethan Hunt, arrecadou US$ 63 milhões, ficando em segundo lugar. Assim como “Lilo & Stitch”, marcou recordes de bilheteria na franquia e teve 62% de público masculino, predominantemente maior de idade, já que 95% dos espectadores tinha 18 anos ou mais. A estreia do novo filme da franquia também gerou recorde de abertura, reforçando seu apelo global.
Potencial dos filmes de franquia diante da concorrência
Os resultados destaque a força dos filmes baseados em franquias já consolidadas, mesmo em tempos de crescimento da competição com os serviços de streaming. Segundo especialistas, a combinação de sucessos de bilheteria com campanhas de divulgação intensas tem mostrado que as salas de cinema ainda atraem grandes públicos.
Impacto econômico e perspectivas futuras
A franquia “Stitch” faturou cerca de US$ 2,6 bilhões em produtos licenciados no último ano fiscal, sendo uma das marcas mais vendidas da Disney atualmente, com uma comunidade de mais de 723 mil membros no Facebook que compartilham produtos relacionados.
A Paramount investiu na promoção de “Missão Impossível”, com estreias em cidades como Seul, Tóquio, Cannes, Londres e Nova York, além de ações de interação com fãs nos EUA. A expectativa é que o filme continue impulsionando as vendas nas salas de cinema, além de atrair públicos variados nesta temporada de verão.
Próximos lançamentos e continuidade do sucesso
Estes filmes, que têm duração de aproximadamente 90 minutos, deixam espaço para múltiplas sessões nas salas, potencializando seus resultados. Outros títulos com potencial sucesso neste verão incluem “F1”, “Jurassic World: Recomeço” e “Superman: Legacy”. Segundo analistas, a combinação de estratégias de divulgação e o apelo de franquias consolidadas mantém a força do cinema tradicional diante da digitalização do mercado.
Para mais detalhes, acesse a reportagem completa no site do Globo.
Tags: cinema, bilheteria, lançamentos, franquias, Memorial Day