A tenista paulista Luisa Stefani fez história neste sábado (24) ao conquistar o título de duplas do WTA 500 de Estrasburgo, na França, ao lado da húngara Timea Babos. Essa vitória marca a segunda conquista da dupla nesta temporada e é o título mais significativo de Stefani no piso de saibro. Na emocionante final, elas superaram a dupla formada pela chinesa Hanyu Guo e pela norte-americana Nicole Melichar, com um placar de 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (4-7) e 10-7.
A celebração da vitória
Após a vitória, Luisa Stefani expressou sua alegria em retornar à competição, dizendo: “Foi muito legal e divertido voltar aqui, onde me sinto em casa. Agradecer a Timea por jogarmos juntas, seguimos melhorando, aprendendo e curtindo nossos momentos em quadra.” A atleta, que ocupa a 37ª posição no ranking mundial de duplas da Associação de Tênis Feminino (WTA), também comentou sobre suas expectativas para o próximo Grand Slam: “Ótima semana, muito produtiva, tanto nos treinos quanto nos jogos que nós fizemos. Obviamente sair com o título antes de Roland Garros é muito positivo.”
Preparativos para Roland Garros
Stefani e Babos, que já haviam conquistado o título do WTA 500 de Linz, na Áustria, em fevereiro, se preparam agora para competir no torneio de duplas femininas de Roland Garros, que começa neste domingo (25). Elas, que são cabeças de chave 14, farão sua estreia na próxima quarta-feira (28), enfrentando a dupla da chinesa Xu Yfan e da ucraniana Anhelina Kalinina.
Brasil em Roland Garros
Além de Luisa Stefani, o Brasil terá outros três representantes na chave de simples do Grand Slam parisiense. O primeiro a entrar em ação será o cearense Thiago Monteiro, que, ocupando a 130ª posição no ranking, enfrentará o tcheco Vit Kopriva (85º) neste domingo (25), às 8h20.
Na segunda-feira (25), a paulista Bia Haddad e o carioca João Fonseca também estarão em quadra. Bia, que está atualmente na 23ª posição do ranking, enfrentará a norte-americana Haylei Baptiste (70ª), após uma emocionante campanha no WTA 500 de Estrasburgo, que incluiu uma vitória sobre a número 9 do mundo, Emma Navarro. Já o jovem João Fonseca, número 65 do mundo, fará sua estreia em Roland Garros contra o experiente polonês Hubert Hurkacz (30º).
Expectativas de João Fonseca
Em entrevista coletiva, João Fonseca demonstrou-se confiante para sua primeira competição como tenista profissional em Roland Garros. “Estou me sentindo bem, tendo bons treinos, ganhando sets contra jogadores muito bons,” afirmou o carioca de 18 anos. Ele também compartilhou suas reflexões sobre como o tênis, como qualquer outro esporte, tem altos e baixos, salientando a importância de manter a confiança em momentos desafiadores.
A conquista de Luisa Stefani é um importante marco não apenas para a atleta, mas também para o tênis brasileiro, que está se destacando cada vez mais em competições internacionais. Com grandes expectativas para Roland Garros, o Brasil aguarda ansioso para ver o desempenho de seus representantes nesta importante competição.