Brasil, 24 de maio de 2025
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Crescimento da economia prateada no Brasil traz novas oportunidades

A economia prateada se expande no Brasil com a crescente população 60+, prometendo novas oportunidades de negócios e serviços.

Nas calçadas, nos ônibus e nas praças, o Brasil começa a mudar de rosto. A população, que antes era em sua maioria jovem, agora se transforma com o crescimento do grupo 60+. Essa mudança, visível no cotidiano e confirmada por dados oficiais, redesenha não apenas a pirâmide etária, mas também as oportunidades de negócios.

Segundo o Censo Demográfico 2022, o número de pessoas com 65 anos ou mais cresceu 57,4% nos últimos 12 anos, enquanto a população até 14 anos diminuiu. Trata-se da chamada virada da pirâmide etária, que abre espaço para o fortalecimento da economia prateada – termo que designa o conjunto de atividades econômicas voltadas a atender às necessidades da população mais velha.

Acelerando a transformação demográfica

A tendência é que esse movimento demográfico se intensifique. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, até 2030, o Brasil terá a quinta maior população idosa do mundo. E, até 2050, o grupo 60+ deve chegar a 90 milhões de pessoas.

De acordo com o médico Alexandre Kalache, especialista em Gestão Geriátrica e Gerontologia, os consumidores 60+ são exigentes: “Eles [os 60+] não querem ser tratados necessariamente de uma forma diferente, mas querem ter a oportunidade de contribuir e serem ouvidos. As empresas que perceberem isso são as que vão vingar e florescer no futuro”, analisa Kalache.

Inovações no atendimento ao público 60+

Há empreendedores atentos a essa mudança no perfil demográfico. Eles já acolhem as necessidades dos 60+ com um guarda-chuva de produtos e serviços. Muitos negócios têm como foco o cuidado com a saúde, mas também há espaço para iniciativas voltadas ao lazer, ao turismo e ao desenvolvimento pessoal.

Uma academia de Goiânia é uma das pioneiras nesse oceano prateado de oportunidades. Com atendimento personalizado para o público 60+, musculação adaptada e nutrição especializada, o negócio, que hoje conta com duas unidades, já estuda abrir mais 10 em breve. Fernando Juliano Veras, fisioterapeuta e proprietário da academia, destaca que o público da melhor idade procura um ambiente acolhedor, com uma atenção mais individualizada dos instrutores.

“O público da melhor idade procura um ambiente com menos exposição, menos barulho e mais atenção dos instrutores. Nós oferecemos exatamente o oposto: acolhimento, segurança e orientação individual”, valoriza Veras.

Um de seus clientes, Jair Guimarães Lobo, de 79 anos, afirma que a academia é um espaço onde ele cuida não apenas da saúde, mas também faz importantes amizades. “Essa academia é para a melhor idade, pessoas de 65, 70 anos”, conta Lobo.

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Um grande mercado em ascensão

Os negócios de Veras e outros empreendedores como Ivonete Guarino, que fundou uma empresa em Cuiabá oferecendo transporte e acompanhamento para idosos, têm se inserido em um mercado trilionário. Dados da consultoria Data8 estimam que a economia prateada no Brasil, considerando o grupo 50+, movimente cerca de R$ 2 trilhões por ano, representando 23% do consumo de bens e serviços do país.

Além disso, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revelou que 41% dos idosos gastam mais com produtos de desejo do que com itens essenciais, o que mostra que, mesmo em renda reduzida, esse público prioriza a qualidade de vida.

Desafios e oportunidades no envelhecimento

Embora o envelhecimento da população ofereça oportunidades para empreendedores, é importante reconhecer que nem todos os idosos têm acesso a essas ofertas. Em 2020, aproximadamente 69% dos idosos no Brasil viviam com renda de até dois salários mínimos mensais, segundo o IBGE.

Portanto, o papel do Estado é fundamental para garantir que serviços e iniciativas sejam acessíveis a todos os idosos, não apenas aos que podem pagar por serviços especializados. Políticas públicas eficazes são essenciais para apoiar e promover a dignidade dessa população crescente.

Conclusão

A economia prateada, impulsionada pela mudança no perfil demográfico, oferece um leque de oportunidades sem precedentes para empreendedores no Brasil. Com inovações em saúde, lazer e serviços, a atenção às necessidades do consumidor 60+ pode não apenas criar novos negócios, mas também contribuir significativamente para a qualidade de vida dessa população. O futuro é prateado, e o potencial é ilimitado.

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