Aos 81 anos, o renomado fotógrafo Sebastião Salgado faleceu, conforme anunciado pelo Instituto Terra, a ONG que ele fundou, nesta sexta-feira (23). Com uma carreira marcada por fotografias que capturaram a essência da humanidade e da natureza, Salgado deixa um legado de sensibilidade e consciência social. Personalidades de diversos setores, incluindo políticos e artistas, manifestaram suas condolências e homenagens em tributo ao artista.
A repercussão da morte de Sebastião Salgado
Em uma postagem emocional, a atriz Erika Januza expressou sua admiração: “Sempre admirei o Sebastião. Sou apaixonada por fotografias e que sorte é a minha ter tido a oportunidade de conhecê-lo no lançamento de seu filme ‘Sal da Terra’. Uma grande perda a sua partida, ele fotografava com a alma, nos dava acesso a coisas praticamente inalcançáveis”.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também lamentou a notícia: “Com imensa tristeza recebo a notícia da partida de Sebastião Salgado. Sua lente capturou a alma do mundo, com olhar humano, poético e profundamente transformador”.
Homenagens de figuras públicas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou sua tristeza, destacando que “Seu inconformismo com o fato de o mundo ser tão desigual e seu talento em retratar a realidade dos oprimidos sempre serviu como um alerta para a consciência de toda a humanidade”. Lula ressaltou ainda que Salgado usava “não apenas seus olhos e sua máquina, mas também a plenitude de sua alma e de seu coração”.
O Fluminense, clube do qual Salgado era torcedor, também se posicionou, emitindo um comunicado que expressava luto: “O Fluminense Football Club lamenta profundamente a morte do fotógrafo Sebastião Salgado, Tricolor e um dos grandes símbolos da fotografia contemporânea”.
O legado de Sebastião Salgado
Wagner Santisteban, ator e amigo do fotógrafo, disse que “que mais humanos possam ter essa inspiração em um olhar para a natureza, mundo e futuro”. A atriz Letícia Lima, por sua vez, compartilhou uma imagem famosa de Salgado, realizando uma sentida despedida: “Sebastião Salgado, de Aimorés-Minas Gerais para o mundo”.
Saiba mais sobre Sebastião Salgado
Nascido em Minas Gerais, Sebastião Salgado ficou mundialmente conhecido pela sua coletânea de fotografias que documentaram a vida de comunidades ao redor do mundo e suas dificuldades. Um de seus trabalhos mais aclamados é a série sobre a mina de ouro em Serra Pelada, produzida na década de 1980.
Infelizmente, a causa de sua morte foram complicações de saúde decorrentes de malária, contraída durante uma de suas viagens de trabalho nos anos 90. Salgado deixa a esposa, Lélia, e os filhos Juliano e Rodrigo, além dos netos Flávio e Nara.
Seu legado, tanto na fotografia quanto em seu ativismo ambiental e social, será um farol de inspiração para as futuras gerações. Sebastião Salgado será sempre lembrado não apenas pelas imagens icônicas que produziu, mas por seu profundo compromisso com a beleza e a justiça no mundo.