Na noite desta quinta-feira (22), o Cruzeiro demonstrou sua força e tradição ao vencer o Vila Nova por 3 a 0, garantindo assim sua classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. A partida, realizada no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, teve um desempenho notável do atacante Eduardo, que marcou dois gols. Jonathan Jesus, que entrou como substituto, fechou o placar, todos os gols saindo do segundo tempo.
A trajetória do Cruzeiro na Copa do Brasil
O Cruzeiro, que é o maior campeão da Copa do Brasil, acumulando seis títulos, confirmou sua boa fase sob a liderança do técnico Leonardo Jardim. Com essa vitória, a equipe mineira chegou a uma impressionante sequência de oito jogos sem derrotas em todas as competições, ocupando atualmente a terceira posição no Campeonato Brasileiro. A equipe superou o Flamengo e o Grêmio em títulos, ambos com cinco troféus, sendo este último eliminado na mesma fase do torneio.
Retrospectiva do Vila Nova na competição
Do outro lado, o Vila Nova se despede da Copa do Brasil após duas derrotas contra o Cruzeiro, com um agregado de 5 a 0 após os dois jogos. Apesar do revés, o time goiano teve um início de temporada promissor, ocupando a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, com 16 pontos conquistados até o momento.
Desempenho no jogo
O primeiro tempo da partida foi equilibrado. Precisando da vitória, o Vila Nova apresentou-se com mais ímpeto, buscando o ataque e conseguindo mais finalizações. O goleiro do Cruzeiro, Cássio, foi fundamental, realizando defesas importantes, enquanto o seu colega do Vila, Halls, também se destacou com intervenções decisivas, evitando que a Raposa saísse em vantagem no intervalo.
Na segunda etapa, a dinâmica mudou rapidamente. O Vila Nova tentou aumentar a pressão, mas foi surpreendido pelo contra-ataque do Cruzeiro. Após uma jogada bem trabalhada, William fez um passe preciso para Eduardo, que não hesitou e marcou o primeiro gol aos 10 minutos. O Vila, abalado, acabou permitindo que o Cruzeiro controlasse ainda mais o jogo.
Com um belo lançamento de Matheus Pereira, Eduardo voltou a marcar aos 29 minutos, desta vez aproveitando a assistência de Bolasie. Nos minutos finais, Jonathan Jesus, que havia sido substituído, selou a vitória marcando o terceiro gol de cabeça após um escanteio cobrado por Matheus Pereira.
Dados da partida
Resultado final: Vila Nova 0 x 3 Cruzeiro
Data e horário: 22/05/2025, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Serra Dourada, Goiânia (GO)
Escalações:
Vila Nova: Halls; Elias, Tiago (Walisson Maia, no intervalo), Bernardo Schappo e Willian Formiga; João Vieira, Miticov e Dodô (Vinícius Paiva, aos 16′ do 2º tempo); Júnior Todinho (Gabriel Silva, aos 16′ do 2º tempo), Gabriel Poveda (Ralf, aos 36′ do 2º tempo) e Guilherme Parede (Diego Torres, aos 24′ do 2º tempo). Técnico: Rafael Lacerda.
Cruzeiro: Cássio; William (Jonathan Jesus, aos 34′ do 2º tempo), Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno (Kauã Prates, aos 34′ do 2º tempo); Lucas Romero (Walace, aos 34′ do 2º tempo), Christian (Lucas Silva, aos 18′ do 2º tempo), Matheus Pereira e Eduardo; Gabigol e Kaio Jorge (Bolasie, aos 18′ do 2º tempo). Técnico: Leonardo Jardim.
Gols:
Eduardo, 10′ do 2º tempo (0-1);
Eduardo, 29′ do 2º tempo (0-2);
Jonathan Jesus, 40′ do 2º tempo (0-3)
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Bruno Muller (SC)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)
Cartões amarelos: Tiago, Guilherme Parede, Elias, Gabriel Poveda (VNO); William, Matheus Pereira, Eduardo (CRU).
Para mais detalhes e atualizações sobre o mundo esportivo, acesse nossa página de esportes.