Brasil, 22 de maio de 2025
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II Encontro Sinodal de Reitores discute cuidado com a Casa Comum

Evento na PUC-Rio reúne universidades para debater educação sustentável e tecnologia a serviço da biodiversidade.

A Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum (RUC) está reunida na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) para o II Encontro Sinodal de Reitores de Universidades para o Cuidado da Casa Comum. O evento visa fortalecer conexões entre instituições de ensino do Norte e do Sul a partir das palavras do Papa Francisco, enfatizando a educação para a sustentabilidade e a cultura.

Construindo pontes entre o Norte e o Sul

O encontro, promovido pelo Cardeal Prevost e pelo Cardeal Tolentino, conta com a participação de acadêmicos e teólogos, com o objetivo de impulsionar um debate enriquecedor sobre o papel das universidades na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável. Emilce Cuda, secretária da Pontifícia Comissão para a América Latina, destacou a importância de criar pontes entre diferentes realidades educacionais e sociais, reafirmando o compromisso das universidades com a Casa Comum.

O sonho cultural segundo o Papa Francisco

Durante o segundo dia de trabalhos, o congresso focou no “sonho cultural” promovido pelo Papa Francisco em sua exortação “Querida Amazônia”. Na ocasião, o Papa reiterou a ideia de que “cultura é o que permanece depois que esquecemos o que aprendemos”, alertando sobre a importância de uma formação que envolva não apenas o intelecto, mas também o coração e as mãos. Essa abordagem sugere que as universidades devem formar profissionais que reflitam e atuem em sociedades integradas e sustentáveis.

Novas abordagens educacionais para um mundo sustentável

De acordo com María Eugenia García Moreno, da Universidade Mayor de San Andrés, na Bolívia, adotar abordagens diferentes das tradicionais na educação é vital para uma formação inclusiva. Isso inclui integrar o conhecimento ancestral à educação formal, reconhecendo a importância da sustentabilidade na promoção de um futuro melhor. A necessidade de uma educação integral foi reiterada por Ester Sánchez, da Universidade Nacional de Cuyo, que defendeu a transformação das práticas educacionais em direções mais sustentáveis.

Cuidado com a biodiversidade e a tecnologia

O argentino Axel Barceló, da Fundação H. A. Barceló, abordou o papel da tecnologia como uma aliada fundamental na redução de esforços, mas enfatizou que a humanidade deve aprender a controlar essa tecnologia para o bem comum. A biodiversidade, segundo Peter Rozic da Universidade de Oxford, se destaca como um tema central, especialmente com a aproximação da COP 30. Ele pediu uma escuta atenta ao chamado da Terra e das vozes dos vulneráveis, sugerindo que a educação deve incorporar práticas culturais que promovam a preservação da biodiversidade.

Reconhecimento do conhecimento indígena

O educador John Martens, da Universidade da Colúmbia Britânica, sublinhou a necessidade de incluir saberes indígenas no percurso educacional. Para ele, a verdadeira educação deve ter uma dimensão ética, que considere as vozes de todos os povos. Dom Hudson Ribeiro, bispo auxiliar de Manaus, comentou sobre a importância de preservar a memória cultural das comunidades indígenas e ribeirinhas, destacando a relevância dessa preservação para o futuro.

Redefinindo modelos de formação

Os participantes do evento se debruçaram sobre a necessidade de redefinir modelos tradicionais de formação. A proposta é promover uma educação que não só designe soluções acadêmicas, mas que também busque reduzir as lacunas de conhecimento e fomentar um compromisso comunitário com a Casa Comum. As discussões enfatizaram que a educação deve permitir a transferência de conhecimento além dos muros acadêmicos, criando espaços que estimulem a interculturalidade.

Ponte entre a OEI e a RUC

Raphael Caillou, diretor de Cultura da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), ressaltou que a cultura é um elemento fundamental para a inclusão e a coesão social. No contexto do encontro, foi discutida a construção de estratégias comuns que possam integrar as diversas partes interessadas, conectando universidades e organismos internacionais na busca por uma educação de qualidade e um desenvolvimento sustentável.

O II Encontro Sinodal de Reitores marca um passo importante em direção a uma educação comprometida com a realidade social e ambiental, unindo esforços para cuidar da nossa Casa Comum, como pregado pelo Papa Francisco.

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