Brasil, 21 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Empresário de São Paulo desaparece após reunião em Cravinhos

Nelson Francisco Carreira Filho, de 44 anos, sumiu após viagem de negócios. Carro foi encontrado vazio em SP; polícia investiga o caso.

O desaparecimento do empresário Nelson Francisco Carreira Filho, de 44 anos, está gerando preocupação em São Paulo. Ele foi visto pela última vez na sexta-feira, dia 16, quando retornava de uma viagem a Cravinhos, no interior do estado. O carro dele foi encontrado vazio na zona Norte da capital, e a polícia investiga o caso, utilizando até mesmo o sistema de reconhecimento facial disponível na cidade.

Circunstâncias do desaparecimento

Nelson saiu de São Paulo para participar de uma reunião de negócios em Cravinhos. Segundo relatos, o encontro foi encerrado por volta das 14h20, e ele tinha a intenção de retornar à capital. Antes de partir, informou a esposa que precisava fazer uma entrega em São Paulo, mas não deu mais detalhes sobre o compromisso. Os últimos contatos feitos pela esposa ocorreram por volta das 12h57, quando ele ainda estava na reunião.

Últimos registros e pistas

O carro de Nelson, um modelo ainda não divulgado, foi identificado em câmeras de segurança passando pela praça de pedágio de Caieiras às 17h51. Outras câmeras na Avenida Engenheiro Caetano Álvares também capturaram o veículo circulando por volta das 18h20. Por volta das 19h09, outras imagens mostraram o carro em movimento na mesma área. Entretanto, o carro foi posteriormente encontrado abandonado na Rua Clara de Oliveira, na manhã do dia seguinte, sábado (17). O veículo não apresentava sinais de arrombamento, e pertences pessoais estavam intactos.

Segundo a família, Nelson não tinha indícios de qualquer problema emocional e não havia percebido mudanças em seu comportamento recentemente. Além disso, foi registrado que não houve movimentações financeiras em sua conta bancária desde o dia do desaparecimento.

Ações da polícia e do sistema Smart Sampa

O sistema Smart Sampa, da Prefeitura de São Paulo, que utiliza tecnologia de reconhecimento facial, foi ativado para ajudar na localização de Nelson. A imagem do empresário foi inserida no sistema, que conta com mais de 26 mil câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade. Até o momento, não houve nenhuma notificação de identificação de Nelson através do sistema, mesmo nas três mil câmeras instaladas na zona Norte, onde ele teria desaparecido.

Darko Hunter, diretor da Divisão de Desaparecidos da polícia, destacou que buscas por informações em abrigos e unidades de saúde não resultaram em pistas até agora. “As investigações não trouxeram informações válidas até o momento, e ainda não temos ideia do paradeiro de Nelson”, afirmou Hunter.

Como ajudar na investigação

A polícia solicita ajuda da população para obter informações que possam levar à localização de Nelson. Qualquer dado que possa ser útil deve ser reportado pelo Disque-Denúncia, pelo telefone 181. A família e amigos do empresário estão angustiados e esperam ansiosamente por notícias.

Este caso vem recebendo atenção nas redes sociais, onde a imagem de Nelson tem sido compartilhada amplamente. A Divisão de Desaparecidos de São Paulo também está utilizando suas plataformas nas redes sociais para aumentar a visibilidade do caso.

Conclusão

O desaparecimento de Nelson Francisco Carreira Filho ressalta a importância de ações eficazes e rápidas das autoridades competentes em casos de desaparecimento. A tecnologia, especialmente o reconhecimento facial, promete ser uma ferramenta essencial nessa busca. A expectativa é de que, com a ajuda da população e o trabalho contínuo da polícia, ele possa ser encontrado em breve. Todos que podem contribuir para essa investigação são encorajados a fazê-lo, pois cada informação, por menor que seja, pode fazer a diferença.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes