Brasil, 20 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Procissão das Velas marca a 146ª Romaria ao Santuário de Caravaggio

Evento inédito em Caravaggio busca fortalecer a fé e a união dos devotos nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2025.

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, um importante marco de devoção na região, se prepara para receber milhares de fiéis na 146ª Romaria, que ocorre nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2025. Este ano, uma das principais novidades será a realizada Procissão das Velas, marcada para o dia 24 de maio, sábado, às 18h. O evento, inspirado nas tradições de santuários marianos globais, visa criar um momento de espiritualidade e coletividade em torno da fé cristã.

Uma celebração emblemática

Após meses de intensa preparação e fervor nas pré-romarias, que reuniram a comunidade em expressivas manifestações de devoção, este grande evento promete ser um verdadeiro testemunho da fé dos devotos. A Procissão das Velas, que é uma das novidades deste ano, será fundamentada nas práticas religiosas vistas em locais como Lourdes, na França, e Fátima, em Portugal. A proposta do reitor do santuário, padre Ricardo Fontana, é proporcionar uma experiência que convide cada romeiro a uma imersão na oração e na espiritualidade, refletindo sobre o lema deste Ano Jubilar: “Mãe da Esperança, rogai por nós”.

Um convite à reflexão e à unidade

Na visão do padre Ricardo, a Procissão das Velas tem como objetivo principalmente a conversão e a união dos corações. Em entrevista, ele comentou a importância deste momento durante os dias de festividade, afirmando que o evento será uma vigília que traz à tona sentimentos de acolhimento e misericórdia. “Celebraremos a noite de sábado em honra a Nossa Senhora, como um chamado para a paz e a unidade”, destacou o reitor.

A experiência das pré-romarias

O sucesso das pré-romarias deste ano, com uma participação maciça das comunidades locais, é um reflexo de que a Romaria Festiva está ressoando positivamente nas almas dos fiéis. Com a expectativa de que o clima acompanhe o otimismo, padre Ricardo compartilhou sua alegria e sua esperança em viver uma romaria grandiosa, celebrando também os 150 anos da imigração italiana. Ele lembrou que, nos primórdios de sua história, os imigrantes que chegaram a esta região trouxeram consigo o zelo pela fé, simbolizada por um pequeno quadro que agora é venerado no altar do santuário.

Um simbolismo profundo

A Procissão das Velas será um ponto alto na programação, trazendo kits de velas para cerca de oito mil devotos. Em cada passo, espera-se que os participantes sintam o calor da união e o conforto espiritual que a fé proporciona. “Essa é uma experiência que vai tocar os corações e reforçar a fé”, disse o reitor, enfatizando que a prática de oração durante a procissão é uma forma de fortalecer a conexão com Deus e com a comunidade.

O caminho da esperança

Este ano, a romaria também reforça a importância do Jubileu proclamado pelo Papa Francisco, um convite à reflexão sobre as virtudes teologais da fé, esperança e caridade. O Papa Leão XIV, que agora assume o pontificado, é visto como uma continuidade das práticas de amor e dignidade enfatizadas por seus predecessores. Na visão de padre Ricardo, esta é a oportunidade para ressaltar mensagens de esperança em meio a um mundo que frequentemente enfrenta crises e dificuldades, como as desastrosas enchentes ocorridas recentemente no Rio Grande do Sul.

Mensagem aos fiéis

Padre Ricardo deixou uma mensagem de acolhimento a todos os fiéis que se dirigem ao santuário, ou que se unem em oração pela distância. “Se você está aqui, nesta Montanha Sagrada, ou acompanhando pela televisão e rádio, você é parte vital desta família de fé”, afirmou. Ele ressaltou a importância da Mãe de Caravaggio como símbolo de esperança e amparo nas dificuldades enfrentadas por muitos nos últimos anos. “Nossa Senhora é o guia que nos leva a continuar em fé, sempre com a certeza de que Ele está conosco”, concluiu o reitor.

Portanto, se você é devoto ou deseja vivenciar um momento de espiritualidade profunda, não perca a oportunidade de participar da Procissão das Velas e das festividades da 146ª Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, que promete ser um marco de renovação espiritual e fidelidade à fé cristã.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes