Brasil, 19 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Alertas de chuva marcam o início da semana em várias regiões do Brasil

A semana começa com alertas de chuvas no Nordeste e Norte e tempo firme no Sudeste.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana começa com alertas de chuvas em diferentes regiões do Brasil, principalmente para o litoral da Região Nordeste e para a Região Norte. As previsões indicam que o tempo será instável, com a possibilidade de tempestades e alagamentos em várias áreas, enquanto outras regiões experimentarão dias ensolarados e quentes.

Alertas no Nordeste e Norte

No Nordeste, há um alerta amarelo vigente até a manhã da próxima quinta-feira (22/5). Em particular, a costa de Alagoas e Pernambuco está sob um alerta vermelho, que indica a expectativa de grandes acumulados de chuvas. Isso acarretará riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, exigindo atenção especial da população local.

Na Região Norte, a situação também é preocupante, com dois grandes alertas de chuva sendo emitidos. Um deles é de cor amarela, indicando chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, juntamente com ventos intensos (40-60 km/h). Embora esse aviso tenha um baixo risco de cortes de energia elétrica e queda de galhos de árvores, ainda pode causar alagamentos e descargas elétricas.

O outro alerta, de cor laranja, sugere chuvas mais intensas, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos ainda mais fortes (60-100 km/h). Este tipo de clima traz um risco aumentado de interrupção no fornecimento de energia, além de queda de galhos e alagamentos. No total, 14 estados das regiões Norte e Nordeste estão sob aviso meteorológico, necessitando que os cidadãos fiquem atentos às condições climáticas e sigam as orientações das autoridades competentes.

Condições mais amenas no Sudeste e Centro-Oeste

Enquanto isso, no Sudeste, a previsão do Inmet é de um tempo firme e mais seco, com dias ensolarados em São Paulo, no Rio de Janeiro e na capital Belo Horizonte. Estas cidades não apresentam previsão de chuva e devem enfrentar calor durante as tardes desta segunda-feira (19/5), proporcionando um clima ameno para atividades ao ar livre.

No Centro-Oeste, a situação é similar, com calor predominante e poucas nuvens no céu. Estão previstas condições de ventos moderados ao longo do dia, mas nada que coloque a população em risco, tornando essa região bastante propícia para atividades diárias sem interferências climáticas.

Outras regiões e previsões para o futuro

No Tocantins e em Rondônia, o tempo segue firme, também sem instabilidades e com calor na parte da tarde. No entanto, mesmo essas regiões que hoje enfrentam condições favoráveis devem se manter atentas a qualquer mudança climática que possa ocorrer nos próximos dias. A previsão é de que a instabilidade persista em várias partes do Brasil, afetando o cotidiano da população e exigindo preparação e cautela por parte das autoridades locais.

Os meteorologistas do Inmet aconselham a todos os cidadãos que monitoram suas regiões e estejam preparados para possíveis mudanças rápidas no tempo. Além disso, é prudente que quem reside nas áreas mais afetadas por alagamentos e deslizamentos se mantenha informado sobre as atualizações e alertas emitidos pelas autoridades locais, garantindo assim a segurança de todos.

Com o início da semana, é essencial que todos estejam cientes das condições meteorológicas e tomem as devidas precauções para garantir a segurança e o bem-estar de suas famílias. Fique atento às atualizações e informe-se sobre a previsão do tempo para a sua região.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes