Brasil, 19 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Papa Leão XIV destaca a importância do diálogo inter-religioso

Durante encontro no Vaticano, Papa Leão XIV exalta a construção de pontes entre religiões e a fraternidade universal.

Na manhã desta segunda-feira (19/05), o Papa Leão XIV recebeu representantes de diversas Igrejas, comunidades eclesiais e religiões no Vaticano. O encontro estava marcado pela celebração inaugural do seu ministério como Bispo de Roma e Sucessor de Pedro, e teve como foco central a promoção do diálogo entre diferentes tradições religiosas.

A mensagem de fraternidade e diálogo

“O tempo presente é de diálogo e de construção de pontes”, afirmou Papa Leão XIV durante o encontro. Sua Santidade fez uma saudação especial ao Patriarca Ecumênico Bartolomeu, ao Patriarca Teófilo III e ao Patriarca Mar Awa III, expressando como a presença e orações deles são um grande conforto e encorajamento em seu novo ministério.

Em sua fala, o Papa destacou que uma das características mais marcantes do pontificado do Papa Francisco foi a ênfase na fraternidade universal. Segundo ele, o Papa Francisco promoveu o ecumenismo e o diálogo inter-religioso por meio de relações interpessoais, valorizando o aspecto humano dos encontros sem diminuir os laços eclesiais. “Que Deus nos ajude a valorizar o seu testemunho!”, exclamou Leão XIV.

Ele também lembrou que sua eleição ocorrera no 1700º aniversário do Primeiro Concílio Ecumênico de Niceia, um evento significativo na história da Igreja, que buscou estabelecer um credo comum entre as comunidades cristãs. “Enquanto caminhamos para restabelecer a plena comunhão entre todos os cristãos, podemos afirmar que essa unidade só pode se concretizar na fé organizada”, acrescentou.

Compromisso com o ecumenismo

Como novo Bispo de Roma, o Papa Leão XIV ressaltou seu compromisso em buscar o restabelecimento da comunhão entre todos que compartilham a mesma fé em Deus. “Nossa comunhão ocorre efetivamente na medida em que convergimos em Cristo. Quanto mais fiéis formos a Ele, mais unidos estaremos”, afirmou.

Leão XIV fez questão de destacar a relação íntima entre sinodalidade e ecumenismo, reafirmando sua intenção de continuar o trabalho do Papa Francisco em promover um caráter sinodal na Igreja Católica. Ele acredita que essa busca por sinodalidade deve se estender ao campo ecumênico, criando um espaço de diálogo e colaboração.

“O nosso caminho comum deve envolver todos, no espírito da fraternidade humana. O presente é um tempo de diálogo e construção de pontes”, reiterou o Papa, enfatizando a urgência do diálogo inter-religioso.

Promoção do diálogo inter-religioso

Durante o encontro, Leão XIV também prestou homenagem ao trabalho do Papa Francisco em fomentar o diálogo inter-religioso, que abre novas perspectivas para encontros significativos e para a promoção da cultura do diálogo, como descrito no Documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Convivência Comum.

A importância do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso foi reconhecida, destacando seu papel vital em promover encontros e intercâmbios concretos que fundamentem as relações baseadas na fraternidade. O Papa enviou saudações especiais a judeus e muçulmanos, ressaltando a relação especial que os cristãos têm com o judaísmo devido às suas raízes comuns.

“O diálogo teológico é sempre importante e deve ser encarado com firmeza, mesmo em tempos difíceis. Precisamos ter coragem para seguir nosso precioso diálogo”, disse Leão XIV.

A busca pela paz e pela fraternidade

Em suas considerações finais, o Papa fez um chamado à paz, afirmando que “num mundo ferido pela violência e pelo conflito, cada comunidade traz sua contribuição de sabedoria, compaixão e empenho para o bem da humanidade”. Ele enfatizou que, em condições ideais e livres de ideologias, as comunidades religiosas podem efetivamente se unir para dizer “não” à guerra e “sim” à paz.

Ao concluir, Papa Leão XIV agradeceu a presença de todos e invocou a bênção divina, desejando que a infinita bondade de Deus ajude a humanidade a viver em fraternidade e esperança.

Este encontro significativo reafirma o compromisso da Igreja Católica com a construção de um mundo mais unido e pacífico, representando um passo importante no diálogo inter-religioso e na convivência harmônica entre diferentes crenças.

Para mais informações, acesse: Fonte

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes