Brasil, 13 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Igreja de Piracaia se prepara para eternizar imagem do novo papa Leão XIV

A Paróquia de Santo Antônio da Cachoeira inicia pintura do novo papa Leão XIV, integramos a lista de todos os papas na igreja.

A Paróquia de Santo Antônio da Cachoeira, localizada na cidade de Piracaia, interior de São Paulo, está prestes a eternizar a imagem do novo papa Leão XIV, cujo esboço de pintura já começou a ser desenvolvido. A paróquia, que é um verdadeiro museu a céu aberto, já abriga imagens de 266 papas, desde São Pedro até Francisco, que faleceu em abril deste ano. A nova adição ao teto da igreja promete atrair ainda mais visitantes, reforçando a importância cultural e religiosa do local.

Pinturas que contam uma história

Inaugurada na década de 80, a igreja foi idealizada por um padre lituano que teve como missão registrar a história da Igreja Católica através da arte. Cada uma das pinturas no teto representa um papa, com destaque para São Pedro, o primeiro papa, seguido pelo atual pontífice. Com a chegada de Leão XIV, a obra de arte do papa Francisco dará lugar ao novo quadro, adequando-se à tradição da paróquia, que tem como segundo maior quadro sempre o do papa em exercício.

O artista responsável pela nova pintura, Wagner Luís Melo Silva, já começou os trabalhos em seu ateliê, onde utiliza fotos para garantir a fidelidade dos detalhes faciais do novo papa. Em uma entrevista à TV Vanguarda, Silva compartilhou sua metodologia de trabalho: “O segredo é fazer os desenhos a lápis antes para ter uma ideia melhor da expressão e achar uns pontos mais legais. Não chegar direto e pintar”, disse. Assim, o artista evidencia a importância da precisão na arte sacra, algo que ressoa fortemente na tradição da paróquia.

Um espaço de fé e turismo

A Paróquia de Santo Antônio da Cachoeira é considerada uma das poucas igrejas do mundo a ter a representação de todos os papas em sua estrutura, o que a torna um ponto turístico significativo na região bragantina. Marcos Augusto Monte, pároco local, expressou a importância do local: “A gente tem que cuidar disso, porque virou algo de interesse do povo, principalmente do povo de fé”. Esse aspecto se reflete na grande quantidade de visitantes que buscam conhecê-la e apreciar as obras de arte.

Entre os frequentadores, a aposentada Laura Regina Ramos compartilha sua admiração pela beleza da igreja: “A gente entra nessa igreja e todo dia parece que tem uma novidade, de tão bonita que ela é. Você não se cansa de admirar”. Essa declaração ilustra o quanto a igreja é mais do que um local de culto; é um verdadeiro centro de admiradores de arte e história religiosa.

Expectativas para a nova obra

A expectativa para a finalização da pintura de Leão XIV é grande, embora não haja uma data definida para a sua inauguração. A inclusão de nova imagem ao acervo da paróquia reafirma o compromisso da comunidade com sua tradição e a continuidade da representação dos líderes religiosos. À medida que a pintura avança, a história dos papas, a tradição católica e a expressão cultural da cidade são reforçadas, solidificando o papel da igreja como um importante patrimônio cultural e religioso da região.

A pintura de Leão XIV, portanto, não é apenas mais um quadro; é um símbolo da história viva da Igreja Católica e das tradições que a cercam. Os moradores, turistas e devotos aguardam ansiosamente a conclusão da obra, que promete ser um marco na trajetória da Paróquia de Santo Antônio da Cachoeira.

Enquanto isso, a comunidade continua a se unir para celebrar sua rica herança cultural, tornando a igreja de Piracaia um exemplo de fé, arte e história que permanece vivo nas gerações atuais e futuras.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes