A delegação brasileira de judô iniciou sua participação no Grand Slam de Astana, realizado no Cazaquistão, com grandes conquistas, marcando o último evento antes do Mundial Sênior que acontece em junho. O primeiro dia de competições foi marcado por vitórias e a conquista de três medalhas de bronze por Jéssica Pereira, Natasha Ferreira e Shirlen Nascimento. O evento, que conta com 400 judocas de 47 países, ocorre até o próximo domingo (11) e serve como uma importante oportunidade para acumular pontos no ranking mundial, essencial para a classificação para as Olimpíadas de Los Angeles 2028 (LA28).
Debut e Destaques das Atletas Brasileiras
O Brasil é representado por 17 atletas em Astana. As competições preliminares são transmitidas ao vivo no site Judo TV, e as finais podem ser acompanhadas pelo Canal Olímpico do Brasil. A primeira a subir ao pódio foi Natasha Ferreira, recém-campeã do Pan-Americano, que compete na categoria até 48 quilos. Natasha, que era a cabeça de chave 4, teve um início impressionante ao vencer três combates. Ela derrotou a belga Lois Petit nas oitavas de final, utilizando sua habilidade para forçar a eliminação da adversária com três punições.
Nas quartas de final, Natasha enfrentou a forte judoca chinesa Xinran Hui, que mais tarde conquistou a medalha de ouro. Embora tenha perdido a luta, Natasha se manteve na disputa ao derrotar a israelense Tamar Malca na repescagem, garantindo uma nova chance pelo bronze. Na luta decisiva, ela reencontrou a mongol Narantsetseg Ganbaatar e, desta vez, saiu vitoriosa, garantindo seu lugar no pódio com um belo ippon.
AVISA LÁ QUE É BRONZE! 🥉🇧🇷🥋
A nossa brasileira Natasha Ferreira venceu Narantsetseg Ganbaatar, da Mongólia, e garantiu o terceiro lugar na categoria 48kg com um Ippon lindo!
— Time Brasil (@timebrasil) May 9, 2025
Outras Conquistas no Grand Slam de Astana
Outra atleta que se destacou foi a carioca Jéssica Pereira, atualmente vice-campeã do Pan-Americano e Oceania Sênior. Competindo na categoria até 52kg, Jéssica teve um desempenho impressionante ao estrear nas oitavas de final, onde conseguiu vencer a israelense Ilay Hayun com um yuko no último segundo. Ela seguiu superando desafios e derrotou a marroquina Soumiya Iraoui, garantindo sua vaga na semifinal.
Na semifinal, Jéssica enfrentou a alemã Seija Ballhaus, futura campeã da categoria, mas acabou sendo eliminada. Porém, sua perseverança a levou a uma intensa luta pelo bronze, onde venceu a húngara Reka Pupp, usando uma perfeita imobilização para conquistar sua medalha.
TEM MAIS BRONZE PRO TIME BRASIL! 🥉🇧🇷
Na categoria até 52kg, Jessica Pereira derrotou a húngara Reka Pupp para garantir mais uma presença brasileira no pódio.
— Time Brasil (@timebrasil) May 9, 2025
A última medalha de bronze foi conquistada pela paranaense Shirlen Nascimento, que competiu na categoria até 57kg. Após uma vitória convincente na primeira rodada contra a italiana Giulia Carna, Shirlen enfrentou um desafio nas quartas de final, onde foi derrotada no golden score pela atleta Faiza Mokdar. Contudo, ela se recuperou na repescagem e, com um yuko, garantiu nova chance de medalha. Na luta pelo bronze, Shirlen aplicou um ippon na atleta neutra Irina Zueva, garantindo também seu lugar no pódio.
TERCEIRO BRONZE DO DIA! 🥉🇧🇷🥋
Shirlen Nascimento, da categoria até 57kg, triunfou sobre Irina Zueva e garantiu mais um bronze para o Time Brasil no Cazaquistão.
— Time Brasil (@timebrasil) May 9, 2025
Programação do Grand Slam
Sábado (10) — Competirão Nauana Silva (63kg), Rafaela Silva (63kg), Luana Carvalho (70kg), Gabriel Falcão (81kg) e Luan Almeida (81kg).
Horário: Preliminares – 2h30 | Finais – 9h (horário de Brasília).
Domingo (11) — Atletas Beatriz Freitas (78kg), Karol Gimenes (78kg), Beatriz Souza (+78kg), Giovani Ferreira (90kg), Marcelo Fronckowiak (90kg) e Rafael Buzacarini (+100kg) estarão competindo.
Horário: Preliminares – 3h | Finais – 9h (horário de Brasília).
Com os bravos desempenhos das judocas brasileiras em Astana, o Brasil se destaca na cena international do judô, gerando expectativas positivas para os próximos dias de competição.