Brasil, 21 de abril de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Lula decreta luto oficial de 7 dias e homenageia Papa Francisco: “Uma voz de respeito e acolhimento”

Presidente Lula lamenta a morte do Papa Francisco, decreta luto oficial de sete dias e exalta o legado de amor, justiça social e defesa dos marginalizados deixado pelo pontífice argentino.
Foto: Divulgação Agência Brasil

O presidente Lula decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias em todo o território nacional pela morte do Papa Francisco. Em nota oficial, Lula destacou a trajetória do pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio como “uma voz de respeito e acolhimento ao próximo” e reafirmou os ideais compartilhados entre ambos em encontros realizados ao longo dos últimos anos.

Um legado de amor, justiça e solidariedade

Lula ressaltou que Francisco viveu os princípios cristãos ensinados por São Francisco de Assis, levando “amor onde existia o ódio” e buscando “a união onde havia a discórdia”. Segundo o presidente, o papa sempre esteve ao lado dos mais vulneráveis — pobres, refugiados, jovens, idosos e vítimas da guerra e do preconceito.

Na nota, Lula sublinhou o protagonismo de Francisco na luta contra as desigualdades e na defesa da justiça climática. “Com simplicidade, coragem e empatia, levou ao Vaticano o debate sobre as mudanças climáticas e denunciou modelos econômicos geradores de injustiças”, afirmou.

Três encontros marcados por ideais em comum

Ao longo de seu pontificado, Francisco encontrou-se oficialmente com Lula em três ocasiões:

  • Fevereiro de 2020 – Na Casa Santa Marta, no Vaticano, Lula e o papa conversaram sobre solidariedade e justiça social.
  • Junho de 2023 – Já como presidente, Lula voltou ao Vaticano para discutir temas globais como a preservação ambiental, combate à fome e promoção da paz. Na ocasião, convidou Francisco para visitar o Brasil.
  • Junho de 2024 – Durante a Cúpula do G7, na Itália, o papa participou como orador e se reuniu novamente com Lula para tratar da inteligência artificial e da luta contra as desigualdades.

Palavras de despedida para o papa Francisco

Na nota, Lula também relembrou os momentos de carinho ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, e expressou gratidão pelas mensagens deixadas pelo líder religioso. “O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”, concluiu o presidente.


PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes