Brasil, 19 de abril de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Meme “Guiana Brasileira” irrita portugueses e reabre debate sobre xenofobia contra brasileiros

Piada com Portugal como “território do Brasil” vira polêmica nas redes e reacende debate sobre xenofobia.
Foto: Divulgação

O meme “Guiana Brasileira”, que brinca com a ideia fictícia de Portugal ser um novo estado do Brasil, gerou reação entre alguns internautas portugueses nos últimos dias. Em vídeos publicados nas redes sociais, influenciadores e usuários de Portugal expressaram incômodo com o teor de alguns comentários, afirmando que a piada tem ultrapassado os limites do humor e alimentado conflitos culturais.

A brincadeira viralizou entre brasileiros, que têm chamado Portugal de “Vitória da Reconquista” ou até de “Pernambuco de pé”, em alusão ao formato territorial. Mas o que começou como uma sátira ganhou tons mais tensos, especialmente diante do histórico de discriminação que brasileiros relatam sofrer em território português.

Guiana Brasileira
Foto: Divulgação

Portugueses reagem: “Isso não é brincadeira, é desrespeito”

Bruno Oliveira, um dos que se manifestaram contra a tendência, afirmou em vídeo que “falar de uma cultura, de um povo, de uma bandeira tem limites” e que alguns brasileiros estariam passando do ponto. Já Bruna Filipa disse que sente “vergonha alheia” ao ver brasileiros zombando do sotaque dos portugueses ou fazendo comparações ofensivas com favelas.

Outros vídeos ironizaram a piada. Um internauta comentou: “Fiquem com o Brasil de um lado do Atlântico que nós ficamos com Portugal do outro lado.” A influenciadora Nokas, por outro lado, adotou tom bem-humorado e elogiou a criatividade dos brasileiros: “Primeiro foi o meme do ouro, agora somos uma guiana?”

Wikipedia, memes e provocação cultural “Guiana Brasileira”

O meme chegou até à Wikipédia: uma página chegou a ser criada informando, falsamente, que Portugal havia sido integrado ao Brasil. A publicação foi retirada minutos depois.

Nos comentários das redes, brasileiros continuam alimentando a piada com memes criativos. Mas muitos também destacam o contexto histórico da colonização portuguesa e os episódios de xenofobia contra brasileiros que vivem em Portugal. Em 2021, foram registradas 109 denúncias formais de discriminação, um aumento de 142% em relação a 2018, segundo a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.

Xenofobia velada e explícita

Entre os relatos mais comuns estão dificuldades para alugar imóveis, conseguir emprego, acesso a serviços públicos ou mesmo ser instruído a “falar em inglês” em vez do português brasileiro. Casos mais graves envolvem ofensas diretas e até agressões físicas.

Enquanto alguns portugueses defendem o fim da “brincadeira de mau gosto”, brasileiros afirmam que a sátira é uma resposta ao tratamento desigual que muitos recebem fora do país.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes