Brasil, 12 de março de 2025
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Ministério da Fazenda lança plataforma para ressarcimento do PIS/Pasep

Trabalhadores podem consultar valores a receber do extinto fundo através de nova plataforma online.
A plataforma está disponível no site repiscidadao.fazenda.gov.br. Foto: Divulgação/Caixa

Na última segunda-feira, o Ministério da Fazenda deu um importante passo ao lançar uma plataforma online para o Sistema de Ressarcimento de Valores do Fundo PIS/Pasep, que foi extinto em 2020. A novidade foi anunciada com o objetivo de facilitar a consulta de valores que podem ser resgatados, tanto por trabalhadores quanto por seus beneficiários legais, em caso de falecimento do titular das cotas. A plataforma está disponível no site repiscidadao.fazenda.gov.br, onde os interessados poderão verificar a possibilidade de saque e encontrar orientações específicas para o processo, especialmente voltadas para os herdeiros.

Consulta e resgate dos valores do PIS/Pasep

Com o objetivo de garantir que todos os trabalhadores tenham a oportunidade de recuperar valores esquecidos, o governo ressaltou a importância da consulta à nova plataforma. Os primeiros pagamentos das antigas cotas estão programados para serem realizados a partir do dia 28 de março. Para acessar essas informações, é necessário que o usuário possua uma conta de nível prata ou ouro na plataforma Gov.br. Além disso, a consulta também pode ser feita através do aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou pelo internet banking da Caixa Econômica Federal.

Os primeiros pagamentos das antigas cotas do PIS/Pasep estão programados para serem realizados a partir do dia 28 de março. Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Passo a passo para consultar o saldo do PIS/Pasep

Para facilitar o processo de consulta, detalhamos um passo a passo simples que pode ser seguido pelos usuários:

  • Acesso ao site: O primeiro passo é acessar o site repiscidadao.fazenda.gov.br no seu dispositivo. Ao entrar, você será direcionado para a tela inicial do sistema.
  • Login com Gov.br: Clique na opção ‘Entrar com gov.br’ para que uma nova página de login seja aberta. É necessário fazer o login com a conta do Gov.br.
  • Consulta do saldo: Após o login, você será conduzido à página de consulta do ressarcimento do PIS/Pasep. Nela, será preciso informar o seu CPF e o NIS (PIS/Pasep) para realizar a consulta.

Depois de preencher os dados obrigatórios, basta clicar em pesquisar. Em poucos instantes, a página exibirá os resultados referentes aos valores que você tem a receber.

Alternativas para consulta

Caso o usuário tenha dificuldade em realizar a consulta pelo navegador, existe a opção de realizar o processo pelo aplicativo Gov.br. Assim, após realizar o login, é só digitar “consultar saldo de cotas PIS/Pasep” na barra de pesquisa e selecionar o link indicado. Após esse passo, clicando no ícone verde escrito “iniciar”, o usuário será redirecionado automaticamente para a página inicial do Sistema de Ressarcimento do PIS/Pasep.

A criação dessa plataforma demonstra um esforço do governo em oferecer maior transparência e acessibilidade para a população, garantindo que valores que podem ter ficado esquecidos voltem a ser acessados pelos cidadãos. Com a possibilidade de consultas simplificadas e o aviso sobre datas de pagamento, espera-se que os trabalhadores possam aproveitar esses recursos financeiros em benefício próprio.

Em caso de dúvidas, o governo recomenda que os cidadãos acessem as orientações disponíveis no site ou nas redes sociais oficiais do Ministério da Fazenda.

E assim, o lançamento do Sistema de Ressarcimento do PIS/Pasep representa uma nova oportunidade para os trabalhadores recuperarem valores que são historicamente parte importante da seguridade social do país.

Para mais informações, acesse a plataforma repiscidadao.fazenda.gov.br e verifique os passos para resgatar seu dinheiro.

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