Brasil, 7 de fevereiro de 2026
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Núcleo de Práticas Jurídicas fortalece acesso à justiça com atendimento gratuito à comunidade

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Centro Universitário Facid Wyden tem se destacado como um importante instrumento de promoção da cidadania e do acesso à justiça para a população. Por meio de atendimento totalmente gratuito, o NPJ oferece orientação jurídica e ajuizamento de ações sem custos, beneficiando especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa atende demandas nas áreas Cível, de Família e do Direito do Consumidor, abrangendo questões como conflitos contratuais, pensão alimentícia, divórcio, guarda, direitos do consumidor, entre outras situações que impactam diretamente o cotidiano da comunidade. Os atendimentos são realizados por estudantes do curso de Direito, sob a supervisão de professores e profissionais habilitados, garantindo qualidade técnica e responsabilidade jurídica.

“Além de prestar um serviço essencial à população, o Núcleo cumpre um relevante papel social e educacional, ao unir a formação prática dos acadêmicos com o compromisso institucional de facilitar o acesso à justiça. A atuação do NPJ da Facid contribui para a redução de barreiras que, muitas vezes, impedem cidadãos de buscar seus direitos por falta de recursos financeiros”,explica Larissa Lago, coordenadora do curso de Direito do Unifacid Wyden.

Esta semana, a defensora pública geral do estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, acompanhada da subdefensora pública geral, Verônica Acioly de Vasconcelos, recebeu as professoras Larissa Lago e Aline Moura, que atuam como coordenadoras do Curso de Direito e do Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário UniFacid Wyden. O encontro serviu para reforçar a parceria já estabelecida entre as instituições por meio de um Termo de Cooperação firmado.

O atendimento do Núcleo de Práticas Jurídicas representa uma ponte entre a universidade e a comunidade, contribuindo para a efetivação de direitos e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Os atendimentos no Núcleo de Práticas Jurídicas acontecem de segunda a sexta, das 8h às 12h, sem necessidade de agendamento. O núcleo funciona no endereço: R. Lilizinha Castelo Branco de Carvalho, 1256 – Horto.

Com informações da Ascom

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes