A Secretaria de Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) prevê para este final de semana (24 e 25 de janeiro de 2026) a continuidade da instabilidade, com expansão das chuvas para o norte e litoral do estado.
“O tempo no estado do Piauí já começou a mudar desde o mês passado e vai continuar assim. A tendência é de que as chuvas persistam. E o melhor: nos próximos dias elas também devem alcançar o norte do estado e o litoral”, explica a meteorologista Sônia Feitosa.
De acordo com a a meteorologista Sônia Feitosa, deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para latitudes mais próximas ao norte piauiense é a principal causa das precipitações atuais.
“A ZCIT já começa a migrar para latitudes mais próximas do norte do Piauí, o que favorece a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de precipitações mais frequentes”, completa a meteorologista.
Com isso, o final de semana deve ser de céu variando entre nublado e parcialmente encoberto, com pancadas de chuva em diferentes regiões do estado, especialmente no centro-norte, norte e faixa litorânea. No sul, as chuvas também podem ocorrer, mas de forma mais irregular.
Orientação
A orientação é para que a população fique atenta às atualizações da previsão do tempo, principalmente em áreas urbanas, onde volumes elevados em curto período podem causar transtornos. Para o campo, o cenário é positivo, reforçando a recarga do solo e dos reservatórios neste início de ano.














