O livro Amigos do Santana – do bar à confraria, de autoria de Gustavo Said e Nina Cunha, será lançado nesta sexta-feira, 23 de janeiro, a partir das 18h, no local onde se situava o tradicional bar do Santana, na esquina das ruas Primeiro de Maio e Álvaro Mendes, e onde atualmente funciona o restaurante Santana. Esse será um lançamento reservado aos frequentadores antigos e atuais do famoso bar. Na próxima terça-feira, 27, às 18h, na livraria Entrelivros, situada na avenida Dom Severino, os autores lançarão a obra para o público em geral. O prefácio do livro, que contém 187 páginas e inúmeras fotografias e está dividido em nove capítulos, foi escrito pelo jornalista e historiador Cláudio Barros, que frequentou o bar do Santana por algum tempo.
O bar do Santana foi um dos bares de maior longevidade em Teresina. Além do aspecto lendário de seu proprietário, Joaquim Santana, conhecido por certas excentricidades, o bar reuniu por mais de cinco décadas uma clientela formada por políticos, empresários, intelectuais e profissionais liberais, dentre outros. Naquele espaço de interação social se discutia política, religião, futebol e tantos outros assuntos atinentes à vida social e política do Piauí e do Brasil, sempre com respeito à divergência de opiniões.
Na obra, os autores contam a história do bar e da confraria que ali se originou, citando histórias, causos e, sobretudo, aspectos dos contextos que marcaram as formas de lazer e sociabilidade em Teresina durante todo o período de funcionamento do tradicional estabelecimento.
Fonte: Ascom











