Brasil, 23 de janeiro de 2026
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Estilista Valentino Garavani morre aos 93 anos

Nesta segunda-feira (19), o mundo da moda perdeu o estilista renomado Valentino Garavani aos 93 anos. Ele morreu em Roma, na Itália, mas até o momento a causa da morte não foi divulgada.

O velório do estilista acontece na Piazza Mignanelli, nesta quarta-feira (21) e quinta-feira (22), das 11h às 18h. O momento de luto será aberto ao público. Já o funeral acontece na sexta-feira (23), na Basílica Santa Maria degli Angeli e dei Martiri. A cerimônia está marcada para às 11h

Trajetória

Valentino foi um dos grandes estilistas mais consagrados mundialmente, tendo ditado o que era bom gosto por décadas. Estrelas como Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn, Jane Fonda, Jennifer Aniston, Gwyneth Paltrow, Nicole Kidman e Anne Hathaway estiveram entre as celebridades que elegeram suas criações ao longo das décadas.

O italiano nasceu em Vorghera, na Itália, onde estudou moda e trabalhou em ateliês de alta-costura na França. Antes mesmo de fundar sua própria marca, ele trabalhou para grifes como Jacques Fath, Balenciaga, Guy Laroche e Jean Dessès.

Na década de 1959, a marca Valentino ganhou vida após o estilista ter retornado à Itália. Não demorou muito para Garavani conhecer o estudante de arquitetura Giancarlo Giammetti, com quem construiu uma parceria duradoura nos negócios.

A marca Valentino é responsável por ter implementado grandes mudanças na moda, tornando-se uma grife consolidada no mundo todo. 

O “Vermelho Valentino” ainda hoje é uma das cores mais marcantes e cobiçadas. O estilista se destacou também por produzir vestidos em um tom escarlate intenso, tão característico da marca que passou a ser chamado pela indústria da moda de “Valentino red”.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes