Edwin Lopez, que por mais de duas décadas atuou como gerente regional da EWTN na Ásia-Pacífico, foi nomeado secretário executivo da Comissão de Comunicações Sociais da Conferência Episcopal das Filipinas (CBCP). A nomeação foi anunciada durante uma recolocação de integrantes e voluntários do episcopado em Manila.
Primeiro leigo casado a assumir posição de destaque na CBCP
Lopez será o principal responsável pela operacionalização e coordenação das ações da comissão, transformando os objetivos pastorais dos bispos em projetos e atividades concretas. Ele mantém sua atuação na gestão da EWTN e passa a atuar também na direção da comissão, que tem papel fundamental na comunicação da Igreja no país.
Segundo o presidente da EWTN, Michael Warsaw, “Edwin continuará na sua liderança na EWTN, apoiando também a Igreja nas Filipinas nesta responsabilidade importante, reforçando a comunicação em um momento crucial”.
Experiência e visão de Lopez
De acordo com Warsaw, Lopez é “um forte defensor da Igreja na Ásia e nas Filipinas, que serviu fielmente por mais de 25 anos na EWTN, e sua liderança é uma dádiva tanto para a Igreja Católica quanto para a missão global da rede”.
Em entrevista à CNA, Lopez afirmou: “Espero contribuir com tudo o que aprendi ao longo de mais de 25 anos em comunicação social na região da Ásia-Pacífico: ferramentas digitais podem ampliar contatos e fortalecer conexões, mas não substituem a comunhão relacional”.
Ele acrescentou: “Deus não enviou apenas uma mensagem, enviou-se Ele mesmo — na pessoa. Quando confundimos meios e fins, aprofundamos a crise de intimidade; quando a comunhão é o objetivo, até a inteligência artificial e mídias digitais se tornam fiéis servas que conduzem as pessoas de volta às relações, comunidades e à Eucaristia”.
Sucessão e destaque acadêmico
Lopez sucede o padre Ildefonso “Ilde” Dimaano, que foi designado pelo presidente do CBCP, arcebispo Gilbert Garcera, de Lipa, como porta-voz da entidade. Além de gestor na comunicação, Lopez é professor de filosofia e teologia no Seminário de São Carlos em Makati, e possui pós-graduações em administração de empresas, gestão internacional e comunicação para o desenvolvimento.
Perspectivas futuras na comunicação da Igreja
A nomeação de Lopez reforça o compromisso da Igreja nas Filipinas com a comunicação moderna, conciliando tradição e inovação na difusão dos ensinamentos e ações pastorais. Sua experiência indica uma continuidade na busca por estratégias eficazes de aproximação às comunidades e ao público mais jovem, especialmente por meio das plataformas digitais.
A notícia reforça, também, a importância da comunicação na missão evangelizadora da Igreja, especialmente em um momento de contínuo uso de novas tecnologias para se aproximar das pessoas e fortalecer sua fé.
Para mais detalhes, consulte a matéria original na Catholic News Agency.


