O Campeonato Carioca, tradicionalmente, serve como um espaço para que os grandes clubes do Rio de Janeiro testem novas formações, jogadores e até mesmo treinadores. Neste cenário, o Fluminense terá uma nova liderança nesta temporada. O auxiliar técnico argentino Maxi Cuberas, de 52 anos, assumirá o comando da equipe em sua estreia no torneio, hoje, às 19h, contra o Madureira, no Estádio Luso-Brasileiro, localizado na Ilha do Governador. Essa mudança ocorre devido à recuperação do treinador Luis Zubeldía, que passou por uma cirurgia cardíaca recentemente.
Cirurgia e recuperação de Luis Zubeldía
O treinador titular do Fluminense, Luis Zubeldía, passou por uma angioplastia com a colocação de um stent no último sábado. Embora inicialmente a expectativa fosse de um afastamento breve de apenas uma semana, um boletim médico indicou que o treinador estará afastado por pelo menos 15 dias. Com isso, Cuberas ficará à frente do Fluminense em pelo menos três partidas: além do jogo contra o Madureira, o time enfrentará o Boavista e o Nova Iguaçu. A expectativa é que Zubeldía esteja de volta a tempo para o primeiro clássico do ano, marcado para o dia 25, contra o Flamengo.
A sinergia entre Cuberas e Zubeldía
Maxi Cuberas e Luis Zubeldía, ambos argentinos, são parceiros de longa data, trabalhando juntos desde 2008 e passando por nove equipes ao longo de suas carreiras. Em uma fala ao site do Fluminense, Cuberas destacou a boa relação entre os dois: “Já são muitos anos trabalhando juntos, o que me deixa muito feliz. As coisas estão muito claras, o Luis é um líder que tem a sabedoria para administrar todas as áreas. Nós compreendemos isso e funcionamos muito bem na mesma direção. Por isso, trabalhamos muito bem como um grupo.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/i/b/xGaIXyQJqW8ZLCUvshvg/cuberas.jpg)
Expectativas para o time tricolor
A partida de hoje marca também a estreia de importantes reforços para a temporada: o zagueiro Jemmes e o lateral-esquerdo Guilherme Arana, ambos já regularizados. A expectativa é que a comissão técnica do Fluminense também aproveite a oportunidade para dar chances a jovens jogadores e a aqueles que tiveram menos minutos em campo durante a temporada passada.
O ataque deverá contar com os jogadores Riquelme, Santi Moreno e John Kennedy, formando uma linha ofensiva capaz de surpreender o adversário. “Vão ter oportunidades alguns jovens e outros atletas que já estavam conosco e poderão jogar para ganhar minutos. Estamos bem preparados, sabendo que é um torneio que, como equipe, como clube, damos muita importância. Temos que buscar arrancar bem para seguir melhorando os conceitos que o Mister pretende, ratificando as coisas boas e ajustando os erros”, ressaltou Cuberas.
O Madureira e suas expectativas
Por outro lado, o Madureira possui em seu elenco jogadores experientes como o volante Rodrigo Lindoso e o atacante Geovane Maranhão, que podem fazer diferença no cenário do jogo. A equipe está pronta para enfrentar o Fluminense e busca a vitória, sabendo das dificuldades que um grande clube pode impor em Campo.
Com um time renovado e uma nova liderança, o Fluminense espera começar o Campeonato Carioca com o pé direito, enquanto Maxi Cuberas terá a sua primeira experiência como treinador principal em um contexto de pressão. A expectativa é alta, tanto para o clube quanto para a torcida. Fique ligado para acompanhar essa trajetória do Fluminense sob a direção de Cuberas!


