Brasil, 13 de janeiro de 2026
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Weverton pode se tornar o maior goleiro da história do Palmeiras?

O goleiro Weverton está prestes a fazer uma mudança significativa em sua carreira ao se transferir para o Grêmio. Com 38 anos, ele deve assinar contrato por três temporadas com a equipe gaúcha, após ter sido liberado pelo Palmeiras para negociar sua saída, conforme reportado pelo portal Ge.

Weverton, que perdeu espaço no time alviverde com a chegada do goleiro Carlos Miguel, ainda continuou a ser defendido pelo técnico Abel Ferreira. Durante coletiva após a vitória do Palmeiras sobre a Portuguesa no último sábado (10), pelo Paulistão, o treinador não hesitou em afirmar que Weverton é o maior goleiro da história do Palmeiras.

“O Weverton tem contrato, é jogador do Palmeiras, ganhou títulos comigo e é o maior goleiro da história do Palmeiras, quer as pessoas gostem ou não. Ele sabe o que fizemos com o (Marcos) Rocha, renovamos quatro, cinco vezes, depois de mostrar rendimento. Ele sabe o que espero dele. Meu gosto é ter dois jogadores por cada posição do mesmo nível, e depois escolher. (Goleiro) é uma posição que estou muito contente. Tenho Weverton, Carlos e Lomba”, afirmou Ferreira.

Weverton e a polêmica

A declaração de Abel Ferreira gerou intensos debates entre os torcedores palmeirenses na internet. O clube é conhecido por ter ídolos históricos sob as traves, como Marcos, Leão, Veloso, Prass, Valdir Joaquim de Morais e Oberdan Cattani. A questão que fica no ar: será Weverton realmente o maior goleiro da história do Palmeiras?

Comparativo com outros grandes ídolos

Para contextualizar essa discussão, o Portal iG fez um levantamento resumido sobre a carreira dos maiores goleiros que defenderam as cores do Palmeiras ao longo dos anos.

Weverton chegou ao Palmeiras em 2018 e, desde então, fez quase 450 partidas. Durante sua jornada, conquistou títulos importantes como o tricampeonato do Campeonato Brasileiro, o bicampeonato da Copa Libertadores, a Recopa Sul-Americana, a Copa do Brasil, quatro Campeonatos Paulistas e a Supercopa do Brasil.

Marcos, um dos maiores ícones do clube, é reverenciado não apenas pelos títulos conquistados mas também pela devoção que demonstra ao clube. Ele atuou em 533 jogos, sendo figura central na conquista da primeira Copa Libertadores do Palmeiras, em 1999. Sua idolatria é tamanha que o jogador possui um busto em homenagem a suas contribuições.

Outro nome relevante é Valdir Joaquim de Morais, que defendeu as cores do Palmeiras por 11 temporadas, totalizando 480 partidas. Morais é conhecido por ter sido um dos pioneiros na profissão de preparador de goleiros no Brasil, deixando um legado importante para o futebol nacional.

Leão é outro grande nome, estando entre os goleiros com mais partidas na história do clube. Com 621 jogos em 13 temporadas, e com uma carreira repleta de títulos, ele permanece uma referência palmeirense, além de ter atuado como treinador.

Finalmente, Oberdan Cattani também merece destaque por sua contribuição ao clube por 14 temporadas. Considerado um ícone da década de 1940, ele é lembrado não apenas por sua habilidade nas traves, mas também por ter sido parte da história do clube durante um período transformador.

Reflexões sobre Weverton

Com a iminente transferência de Weverton para o Grêmio, a discussão sobre seu legado no Palmeiras se torna ainda mais pertinente. Ele não apenas conquistou títulos, mas também se consolidou como uma figura carismática e respeitada no clube. A interrogação que ecoa entre torcedores e analistas da história do futebol é: será que Weverton conseguiria manter ou até aumentar sua reputação no Grêmio ou essa será a última vez que sua presença será sentida no cenário futebolístico nacional?

Enquanto isso, a expectativa para a nova fase de sua carreira cresce, assim como o debate sobre seu lugar na história palmeirense. O tempo dirá se ele realmente é o “maior goleiro” da história do Palmeiras ou se esse título ainda permanece com os ídolos que revolucionaram a posição e deixaram suas marcas na memória dos torcedores.

Fonte

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes