Brasil, 27 de janeiro de 2026
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

STJ atualiza base de dados com decisão sobre restituição de valores da URP

A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) atualizou a base de dados de Repetitivos e IACs Anotados, incluindo informações sobre o julgamento do Recurso Especial 1.860.219. O acórdão analisa a possibilidade de rediscussão acerca da restituição de valores referentes às “diferenças de 26,05% – Unidade de Referência de Preço (URP)” em uma ação individual de um docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Decisão sobre a URP em ações individuais e coletivas

O entendimento do tribunal é de que há possibilidade de rediscussão da questão relacionada à restituição da URP em uma ação individual ajuizada pelo docente, sem configurar litispendência com o mandado de segurança coletivo impetrado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). Segundo o acórdão, a ação individual pode ser ajuizada antes do trânsito em julgado do mandado de segurança, permitindo a discussão separada de cada caso.

De acordo com o relator, o julgamento reafirmou a possibilidade de ações individuais discutirem valores de diferenças de URP, mesmo quando há processos coletivos em curso, reforçando a autonomia de cada demanda, o que pode impactar futuras estratégias judiciais nos processos relacionados ao tema.

Plataforma de acompanhamento e pesquisa de precedentes

A página de Precedentes Qualificados do STJ oferece informações atualizadas sobre tramitação de processos, incluindo afetação, desafetação e suspensão, além de possibilitar buscas por recursos repetitivos, controvérsias, incidentes de assunção de competência e suspensões em incidente de resolução de demandas repetitivas.

Já na página de Repetitivos e IACs Anotados estão disponíveis os acórdãos julgados pelo tribunal, organizados por ramo do direito e por temas específicos, facilitando pesquisas e consultas detalhadas.

Para mais informações, acesse a nota oficial do STJ.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes