A Congregação para a Comunicação do Vaticano lançou nesta semana uma nova campanha de oração liderada pelo Papa Leo XIV, que convida católicos de todo o mundo a rezar juntos pelas maiores dificuldades enfrentadas atualmente. A iniciativa, parte da Rede Mundial de Oração do Papa, busca fortalecer a fé e promover uma reflexão íntima e serena através da oração conjunta.
Transformar a vida de dentro para fora
Segundo o Father Cristobal Fones, diretor internacional da Rede de Oração do Papa, a campanha propõe “uma experiência interior compartilhada que aspira transformar a vida a partir do coração”.
O foco desta nova fase, explicou Fones, “será mais dirigido a apoiar uma vivência espiritual, algo que muitas vezes é dificultado na rotina agitada e cheia de ruídos do cotidiano”.
“O Papa está atento a essa necessidade e quer nos ajudar, convidando-nos a orar juntos por outros”, destacou. A atualização da iniciativa, segundo o sacerdote jesuíta, surge de “uma profunda necessidade de desacelerar para alcançar maior profundidade em nossas decisões e relações”.
Com formato simples e acessível, “Reze com o Papa” permite que qualquer pessoa, em qualquer lugar, participe da intenção de oração do Santo Padre. Para 2026, o pontífice convida a aprender a rezar a partir da Palavra mais definitiva, que não é a nossa, cheia de promessas vazias, mas Jesus Cristo.
Transformar a vida interiormente
De acordo com o padre Fones, nesta primeira intenção de 2026, o Papa Leo XIV convida a uma reflexão sobre a importância de fortalecer a fé por meio da Palavra de Deus, destacando que a oração deve ser uma experiência que leva à mudança interior.
“O Papa quer que renovemos nossa relação com Cristo, ouvindo a Sua Palavra diariamente, deixando que ela nos desafie e nos ilumine na tomada de decisões”, afirmou. A oração apresentada na campanha é uma maneira de fortalecer essa conexão diária com o Evangelho.
O próprio Santo Padre aparece no vídeo de janeiro lendo silenciosamente uma passagem bíblica, seguido de uma oração curta e profunda:
“Senhor Jesus, palavra viva do Pai, encontramos em Ti a luz que guia nossos passos.
Sabemos que o coração humano vive inquieto, sedento de sentido, e só o teu Evangelho pode dar-lhe paz e plenitude.
Ensina-nos a escutarte a cada dia nas Escrituras, a nos deixarmos desafiar por Tua voz, a discernir nossas decisões na proximidade do Teu coração.
Que Tua palavra seja alimento na fadiga, esperança na escuridão e força em nossas comunidades.
Senhor, que Tua palavra nunca falte em nossos lábios nem em nossos corações — a palavra que nos faz filhos e filhas, irmãos e irmãs, discípulos e missionários do teu Reino.
Faz de nós uma Igreja que reza com a Palavra, que constrói e compartilha com alegria, para que em cada pessoa renasça a esperança de um mundo novo.
(Continua abaixo)
Inscreva-se em nossa newsletter diária
“Que nossa fé cresça na convivência contigo através de Tua Palavra, levando-nos do coração ao serviço dos mais vulneráveis, ao perdão, à construção de pontes e à proclamação da vida. Amém.”
Enfrentando a indiferença global
Para Fones, a intenção de janeiro será a base para todo o calendário de 2026, que inclui temas como crianças com doenças incuráveis, o fim das guerras, crisis de sacerdotes, respeito à vida humana e famílias que vivem a ausência de mãe ou pai, entre outros.
Ele explica que a iniciativa também procura destacar temas de grande importância para todos, abrindo nossos corações às realidades urgentes e promovendo uma transformação do ambiente social para combater a globalização da indiferença.
A campanha pode ser acompanhada pelo site de oração do Papa, disponível em várias línguas, e também por áudio por meio da Rádio Vaticano e plataformas parceiras como Pray as You Go, RezandoVoy e Hallow. A Rede Mundial de Oração do Papa atua em mais de 90 países e alcança mais de 22 milhões de fiéis.
Esta reportagem foi originalmente publicada pela ACI Prensa, parceira de notícias da CNA em língua espanhola, e foi traduzida e adaptada pela CNA.














